Os índices hematimétricos são parâmetros de avaliação das hemácias no que diz respeito ao tamanho destas células e à distribuição da hemoglobina nestas, por isso são importantes e servem especialmente para a classificação das anemias.
Os índices hematimétricos avaliam indiretamente as características dos eritrócitos quanto ao volume e o conteúdo de hemoglobina. VCM: volume corpuscular médio é calculado dividindo-se o hematócrito pelo número de eritrócitos e multiplicando-se por 10.
O que são VCM, HCM, CHCM e RDW? O volume globular médio (VGM) ou volume corpuscular médio (VCM), mede o tamanho das hemácias. Um VCM elevado indica hemácias macrocíticas, ou seja, hemácias grandes. VCM reduzidos indicam hemácias microcíticas, isto é, de tamanho diminuído.
A CHCM é calculada pela fórmula: CHCM = Hemoglobina ÷ Hematócrito (ou CHCM = HCM ÷ VCM). Seu valor é expresso em porcentagem (mais comumente utilizada) ou em g/dL de eritrócitos. Valores de referência para adultos: 31 – 36% ou g/dL.
O RDW é então calculado como coeficiente de variação em relação à média do tamanho dos eritrócitos (VCM)2,3 Adicionalmente, o RDW-SD é calculado pela média dos tamanhos dos eritrócitos distribuídos até 20% acima da base do histograma do eritrograma automatizado, onde se localizam todos os tamanhos de hemácias que foram ...
A dureza Brinell ou HB (Hardness Brinell) é definida como o quociente, medido em Kgf/mm2, entre a carga aplicada e a superfície da calota esférica ou mossa deixada no material. A área da calota esférica é dada pela fórmula: π. D.p, onde p é a profundidade da calota.
O HCM (hemoglobina corpuscular média) representa o peso médio da hemoglobina nas hemácias, em picogramas. Seus valores de referência variam, para adultos, de 27 a 32 pg.
VCM e HCM baixos: Significa anemia microcítica, como por exemplo a anemia ferropriva; VCM e HCM normais: Significa anemia normocítica, podendo ser indicativo de talassemia; VCM elevado: Significa anemia macrocítica, como a anemia megaloblástica, por exemplo.
Hemoglobina Corpuscular Média (HCM): Considera-se normal de 28-34 g/dL de hemácias. < 28 = Hipocromia: Anemia ferropriva; talassemias; > 34 = Hipercromia: Costuma acompanhar macrocitoses.
A eritrocitose primária surge em decorrência da policitemia vera, uma neoplasia mieloproliferativa em que células anormais na medula óssea produzem glóbulos vermelhos em excesso, bem como números excessivos de glóbulos brancos e plaquetas. Ocasionalmente, somente a produção de glóbulos vermelhos é aumentada.
– Hemácias ou eritrócitos (glóbulos vermelhos), – Leucócitos (glóbulos brancos), – Plaquetas. O ERITROGRAMA é a parte do hemograma que avalia os eritrócitos, também chamados de hemácias.
Ela acontece devido a uma mutação das células da medula, que afeta principalmente a produção de glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos). O aumento da produção de glóbulos vermelhos acarreta o espessamento do sangue, o que pode provocar alterações em seu fluxo e problemas circulatórios.
O sangue grosso pode levar à formação de coágulos e favorecer a ocorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico, por exemplo, uma vez que há alteração no fluxo de sangue para o cérebro devido ao coágulo, que entope o vaso e dificulta a passagem do sangue com oxigênio, resultando em lesões nas células ...
O sangue grosso pode ser decorrente de excesso de células no sangue detectado pelo hemograma ou decorrente de aumento de gordura ou outros elementos que aumentam a viscosidade do sangue como proteínas, triglicerides, colesterol, etc.
Eritrocitose ou policitemia: aumento do número de hemácias no sangue.
Níveis de hematócrito iguais ou superiores a 60% em um homem e iguais ou superiores a 57% em uma mulher quase sempre indicam um aumento verdadeiro da massa eritrocitária (isto é, policitemia primária ou secundária).
O hemograma completo é um tipo de exame de sangue feito para medir a saúde geral do paciente. É muito usado para diagnosticar distúrbios como anemia, doenças autoimunes e leucemia. O exame consiste na medição dos níveis de glóbulos vermelhos (hemácias), brancos (leucócitos) e plaquetas.