Matrizes curriculares do Ensino Fundamental comum e do Ensino Fundamental no EJA
Na organização do trabalho pedagógico da EJA devem-se considerar três eixos articuladores, os quais foram definidos a partir de uma concepção de currículo, como processo de seleção, análise da cultura e do perfil dos alunos da EJA. São eles: cultura, trabalho e tempo.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica com identidade própria, pautada nos fundamentos conceituais representados pelos princípios de equidade, diferença e proporcionalidade, e pelas funções reparadora, equalizadora e qualificadora, que visam a garantir uma oferta de qualidade aos ...
Nos documentos da escola são adotados os princípios recomendados pe- las Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN): princípios éticos, da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade, do respeito ao bem comum; princípios políticos, dos direitos e dos deveres de cidadania no exercício da criatividade e no respeito à ...
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade.
Princípio da Especificidade Escolar É nosso dever oferecer aos alunos (as) oportunidades de leitura e escrita, é nossa missão ajudá-los a codificar e decodificar, ou seja, ler e escrever, entender códigos e símbolos, letras e números. Este princípio diz respeito à necessidade primeira do educando(a), a tão sonhada...
Estes são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará em sua vida. O modelo andragógico baseia-se nos seguintes princípios: Necessidade de saber – adultos precisam saber por que precisam aprender algo e qual o ganho que terão no processo.
No cotidiano escolar muitos são os desafios enfrentados pelos alunos da EJA na busca por um ensino com qualidade, como exemplo, a diversidade cultural, a diferença de idades entre os alunos, equacionando dificuldades de estabelecerem boas relações, a superação do analfabetismo digital, o cansaço, a formação ...
Se parte do entrave da EJA está em garantir que estas pessoas tenham condições de dedicar tempo para os estudos, outra vem da dificuldade de ressignificar a escola. “Quando nossos alunos de EJA chegam aqui, temos que trabalhar com a autoestima deles, porque se sentem fracassados e incapazes.
Os educadores da EJA enfrentam inúmeros desafios no desenvol- vimento de sua prática docente, como a heterogeneidade, a evasão, a ju- venilização das turmas, a falta de materiais didáticos específicos, a baixa autoestima dos educandos, a rigidez institucional.
O sucesso da aprendizagem na EJA está atrelado a diversos elementos: organização pedagógica, procedimentos educacionais, perfil dos educadores, infraestrutura, currículo bem elaborado e comprometimento dos atores envolvidos para que essa formação seja viabilizada.
A formação de professores voltada à EJA visa aperfeiçoar técnicas pedagógicas, metodologias de ensino que possibilitem a permanência desses educandos na escola, proporcionando-lhes um ensino significativo, que os levem à análise crítica dos fatos abordados em sala de aula e do seu meio social.
Os alunos e alunas da EJA trazem consigo uma visão de mundo influenciada por seus traços culturais de origem e por sua vivencia social, familiar e profissional. ... Ao escolher o caminho da escola, a interrogação passa a Page 4 4 acompanhar o ver desse aluno, deixando-o preparado para olhar.
Características do aluno do eja
Esclarecemos que, a Educação de Jovens e Adultos está baseada no que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB 9.
Destinados à educação de jovens e adultos (EJA): Programa Brasil Alfabetizado (PBA); Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos (Peja); Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano); e. Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Campo – Saberes da Terra).
Paulo Freire
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se faz notável no Brasil desde a época de sua colonização com os Jesuítas que se dedicavam a alfabetizar (catequizar) tanto crianças indígenas como índios adultos em uma intensa ação cultural e educacional, a fim de propagar a fé católica juntamente com o trabalho educativo.
A Educação para jovens e adultos, começou na época do Brasil Colônia com a catequização dos indígenas. ... 7.
O governo federal não executa diretamente a EJA. Mas é responsável pelo fornecimento de material didático, formação de professores, desenvolvimento de programas e no repasse de recursos para apoiar as prefeituras na contratação de professores e outras despesas.
Desta forma, percebemos que a EJA é muito mais que escolarização; é também lugar de inclusão de jovens, adultos e idosos, espaço de encontros, reencontros e reconhecimento. Trata-se da dimensão social da aprendizagem que não tem feito parte do contexto de pandemia do Novo Coronavírus.
Para fazer as inscrições Educação Jovens e Adultos 2020 é necessário comparecer até a escola que oferece o ensino. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
O EJA é destinado para alunos de até 15 anos, quando se trata do ensino fundamental e alunos até 18 anos, quando se trata do ensino médio. Ou seja, a pessoa não vai pagar nada para realizar a prova de nível e posteriormente fazer o EJA 2020. ...
6 meses