O sistema de concreto armado pode ser usado em várias obras da construção civil, por exemplo:
O concreto armado tem uma elevada resistência à compressão em comparação aos outros materiais de construção. Devido à armação, esse material estrutural também pode suportar uma boa quantidade de esforços de tração. O custo de manutenção do concreto armado é muito baixo.
Numa estrutura de concreto armado, o aço tem como função básica resistir aos esforços de tração. Isso ocorre pois o concreto não possui resistência à tração suficiente para absorver os esforços solicitantes de uma edificação.
COMPONENTES DO CONCRETO SIMPLES Mistura de cimento, água, agregado miúdo e agregado graúdo. Caracteriza-se por sua razoável resistência à compressão, geralmente de 20 a 40 Mpa, e reduzida resistência à tração, geralmente menor que 1/10 de sua resistência à compressão. ... Após, a mistura é moída com uma finura adequada.
Entre outras propriedades, o aço apresenta resistência e ductilidade, muito importantes para a Engenharia Civil. Como o concreto simples apresenta pequena resistência à tração e é frágil, é altamente conveniente a associação do aço ao concreto, obtendo-se o concreto armado.
Quais são as propriedades do aço?
O nome ferro é derivado do latim ferrum, é um metal maleável, tenaz, de coloração branco-acizentada apresentando propriedades magnéticas; é ferromagnético à temperatura ambiente, assim como o Níquel e o Cobalto. É duro e resistente, mas ao mesmo tempo é maleável e dúctil.
As principais propriedades do aço são grande maleabilidade e durabilidade, elasticidade, boa resistência e boa condutividade têrmica. Além dessas propriedades importantes, propriedade mais característica do aço inoxidável é a sua resistência à corrosão.
O efeito do enxofre sobre as propriedades mecânicas do aço é mínimo, quando o teor de carbono é muito baixo (104), tornando-se mais sensível, no sentido negativo, quando aumenta a quantidade de carbono. As propriedades mais afetadas são a resistência à tração, a ductilidade e a tenacidade.
É através da adição de elementos de ligas que podemos obter melhorias de algumas propriedades como diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da dureza, aumento da resistência mecânica, melhoramento da soldabilidade, da corrosão e/ou de outras características desejadas de acordo com o uso em condições de serviço ...
O enxofre é uma impureza muito difícil de ser eliminada. No aço, ele pode se combinar com o ferro e formar o sulfeto ferroso (FeS), que faz o aço se romper, com facilidade ao ser laminado, forjado ou vergado em temperaturas acima de 1.
O vanádio é um formador de carbonetos (forma VC) e tem ação benéfica nas propriedades mecânicas de aços tratados termicamente, especialmente na presença de outros elementos. ... Acima de 1% confere alta resistência ao desgaste especialmente para aços rápidos.
Ligas podem chegar a aproximadamente 10% (em aço inoxidável); Aumenta resistência à ruptura e tenacidade (especialmente a baixas temperaturas); Aumenta a resistência à corrosão em aços de baixo carbono (12-20 %Ni); Aumenta a temperabilidade, diminui a temperatura de têmpera; Aumenta a resistência ao impacto (2-5% Ni); ...
Sua principal aplicação é na fabricação de ligas metálicas no qual é um agente removedor de enxofre e oxigênio e outros usos de seus principais compostos incluem o dióxido de manganês na confecção de pilhas secas e o permanganato de potássio em laboratório como agente oxidante em várias reações químicas.
O manganês desempenha um papel vital no metabolismo de nutrientes, servindo como um cofator em uma variedade de processos químicos em seu corpo. Quando combinado com o cálcio, o manganês pode atuar como um remédio natural para diminuir os sintomas da TPM.
Níveis reduzidos de manganês podem causar descontrole do açúcar no sangue e diabetes do tipo 2, o mais comum. Outros problemas decorrentes da falta de manganês são perda de peso, dermatite transiente, náusea, vômito, redução da capacidade reprodutiva e dificuldade no metabolismo de carboidratos.
O manganês está presente em diversas partes do nosso corpo, como no fígado e no pâncreas, mas em nenhuma ele aparece em tanta abundância quanto nos ossos.
O teor médio do manganês das reservas nacionais atinge 32,5%. As principais reservas nacionais estão localizadas nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pará.