Cada fibra apresenta-se envolvida por tecido conjuntivo denominado endomísio. As fibras agrupam-se para constituir os feixes musculares, sendo também envolvidos por um tecido conjuntivo denominado perimísio. O músculo, constituído por agrupamento de feixes, é envolvido pelo epimísio, também de tecido conjuntivo.
As miofibrilas são constituídas por unidades que se repetem ao longo de seu comprimento, denominadas sarcômeros. A distribuição dos filamentos de actina e miosina varia ao longo do sarcômero. As faixas mais extremas e mais claras do sarcômero, chamadas banda I, contêm apenas filamentos de actina.
Os músculossão constituídos de duas partes: o ventre muscular e os tendões. O ventre muscular é a parte carnosa da musculatura e, é responsável pela contração muscular, que, como já vimos, é o que produz os movimentos e movem os pesos que carregamos.
Para continuar os estudos sobre o músculo e suas estruturas, o professor Raphael Soares traz o segundo post para o #BlogDoIESPE .
O sarcômero é a menor unidade contrátil das células ou fibras musculares do tecido estriado esquelético e está organizado em bandas mais escuras onde ocorre a sobreposição dos filamentos finos (actina, tropomiosina e troponina) e filamentos grossos, formado por polímeros de miosina.
O tecido muscular estriado esquelético é formado por feixes de fibras cilíndricas muito longas e multinucleadas, conhecidas por fibras musculares estriadas esqueléticas. Esses feixes são envolvidos pelo epimísio, uma membrana externa de tecido conjuntivo denso.
Quanto à Forma: Os mais superficiais são os mais longos, podendo passar duas ou mais articulações (uni ou bi-articulares). Exemplo: bíceps braquial. b) Curtos: encontram-se nas articulações cujos movimentos têm pouca amplitude, o que não exclui força nem especialização. Exemplo: músculos da mão.
Quanto ao controle do sistema nervoso, os músculos se classificam em: voluntários ou involuntários. Quanto ao aspecto histológico, se classificam em: liso, estriado cardíaco e estriado esquelético.
Os músculos podem ser classificados como: superficiais ou cutâneos, longos, curtos, largos e profundos ou subaponeuróticos. Superficiais ou cutâneos: se localizam logo abaixo da pele, por exemplo, cabeça (crânio e face), pescoço e mão (região hipotênar). Longos: geralmente são encontrados nos membros.
a) Ventre Muscular é a porção contrátil do músculo, constituída por fibras musculares que se contraem. Constitui o corpo do músculo (porção carnosa). b) Tendão é um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares.
Assim, na medida em que puxa o osso de ligação com o músculo, o tendão cria o movimento de forma a transmitir a força da contração para o osso. Além disso, o tendão proporciona estabilidade às juntas (encontro entre dois ossos) das articulações do corpo.
Elasticidade: capacidade da fibra muscular para retornar ao seu comprimento de repouso depois que a força de alongamento do músculo é removida (HAMILL e KNUTEZEN, 1999).
Basicamente, os tendões ligam os músculos aos ossos e são responsáveis pelos movimentos articulares. Já os ligamentos conectam os ossos entre si, e são responsáveis pela estabilidade articular.