A atrofia muscular progressiva (AMP) é um tipo raro de doença do neurônio motor, com acometimento exclusivo do neurônio motor inferior e com características clínicas bem definidas. São apresentados 11 casos de AMP, dos quais nove do sexo masculino.
O corpo humano possui nervos fora do cérebro e da medula espinhal, que agem na transmissão das sensações e dos movimentos. São os chamados nervos periféricos. A síndrome de Guillain-Barré é uma doença rara, mas grave, do sistema nervoso periférico.
A combinação de sinais do neurônio motor superior (fraqueza, aumento do tônus, espasticidade, hiper-reflexia, cutâneo plantar em extensão, atrofia) e inferior (fraqueza, hipotonia, ausência de reflexos, atrofia e fasciculações), a apresentação inicial assimétrica e os sinais bulbares (disartria, disfagia) evidenciam o ...
As doenças degenerativas são classificadas como: Doenças degenerativas do sistema nervoso ou doenças generativas do sistema muscular e as principais são:
O sistema extrapiramidal é formado pelo tálamo, cerebelo e gânglios da base. Estas estruturas, através de suas conexões, estão envolvidas em vários processos, inclusive a modulação do controle motor. A disfunção de estruturas do sistema extrapiramidal associa-se a transtornos dos movimentos.
É a via motora direta do córtex cerebral para a medula espinhal e para o tronco encefálico, e sua função é principalmente excitatória. O sistema piramidal, que é responsável por todos os movimentos voluntários, inerva basicamente os músculos voluntários da cabeça, do pescoço e dos membros.
As estruturas extrapiramidais estabelecem uma complexa relação entre si e com o sistema piramidal. O neurotransmissor no trato nigroestriado é a dopamina. Nos tratos nigrotalâmico, nigrotectal, estriadopálido, pálidotalâmico e estriadonigral é o GABA. No trato corticoestriado é o glutamato.