Agnosia é a incapacidade de identificar um objeto com o uso de um ou mais sentidos. O diagnóstico é clínico e geralmente inclui testes neuropsicológicos com imagem do encéfalo (TC, RM) para identificar a causa.
A agnosia visual é o formulário o mais comum da agnosia e refere prejuízos ao reconhecimento dos objetos apesar de ter uma visão, uma língua e uma memória inteiramente de funcionamento.
Causas. A agnosia é causada por lesão no lobo parietal, temporal ou occipital do cérebro. Essas áreas armazenam memórias dos usos e importância dos objetos, visões e sons familiares e integram a memória com a percepção e identificação.
área de Broca
A apraxia pode ser classificada em quatro tipos distintos, que são:
O processo neuropsicológico mais importante relacionado com o córtex pré-frontal é a função executiva. ... Planejamento, tomada de decisão, controle inibitório, atenção e memória de trabalho são consideradas funções que podem ser classificadas como funções executivas, com uma ativação predominante do córtex pré-frontal.
O fonoaudiólogo irá diagnosticar a apraxia da fala. Não existe um exame específico para descobrir a condição. O profissional pode realizar uma série de testes. Como pedir para que o paciente recite uma lista de palavras e interagir como o paciente a fim de avaliar quais silabas ou palavras são mais difíceis.
O atraso de fala, como o próprio nome sugere, é quando uma criança não apresenta o desenvolvimento da fala de modo satisfatório ou esperado para aquela determinada fase da vida. Uma criança com atraso na fala pode usar palavras e frases para expressar ideias, mas será difícil entender claramente o que ela está dizendo.
A Associação Americana de Fonoaudiologia define como Apraxia de Fala na Infância o “distúrbio neurológico motor da fala em crianças, resultante de um déficit na consistência e precisão dos movimentos necessários ao ato de falar quando o indivíduo não apresenta nenhum déficit neuromuscular (reflexos anormais, tônus ...
A apraxia é a incapacidade para realizar tarefas que exijam recordar padrões ou sequências de movimento. Pessoas com apraxia não conseguem se lembrar ou fazer a sequência de movimentos necessários para completar tarefas complexas ou de habilidade simples, apesar de ter a capacidade física para realizar tarefas.
Apraxia da fala adquirida A apraxia adquirida pode ocorrer em qualquer fase da vida, podendo ser causada por uma lesão cerebral, devido a um acidente, infecção, AVC, um tumor no cérebro ou devido a uma doença neurodegenerativa.
Essa doença leva a problemas com o uso de objetos (por exemplo, escovar o cabelo) e na execução de atos motores conhecidos (por exemplo, acenar em adeus). A apraxia de marcha, como o nome indica, corresponde à impossibilidade de realizar os movimentos necessários para andar.
As causas de atraso da fala são variadas, desde dificuldade sensorial (uma falha na audição), passando por alterações do neurodesenvolvimento como Deficiência Intelectual e Autismo, distúrbios específicos de linguagem ou apraxia da fala, na qual a criança tem a ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao ...
Fique atenta aos seguintes sinais: Quando aos 12 meses de idade a criança ainda não faz gestos como “tchau” com as mãos. Se aos 18 meses ainda não compreende bem as palavras ou não imita sons. Se aos 24 meses não fala frases completas ou apenas imita os sons.
O atraso de linguagem caracteriza-se pela ausência ou retardo no surgimento da linguagem oral, na idade em que isso normalmente ocorre. As causas mais freqüentes do atraso de linguagem são: estimulação ambiental deficiente.
Quando procurar um fonoaudiólogo?
O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva e vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial e de deglutição ( ...
Como funciona a consulta com fonoaudiólogo A consulta com o fonoaudiólogo pode ocorrer de diferentes maneiras, dependendo do caso apresentado pelo paciente. Cabe ao profissional a realização da detecção, diagnóstico e, posteriormente, a condução do tratamento para resolução do quadro apresentado.
“Art. 1º. O fonoaudiólogo, com jornada de trabalho de 6 (seis) horas, deverá realizar em média 8 (oito) atendimentos com duração aproximada de 40 (quarenta) minutos cada, individuais ou em grupo, incluindo a realização de exames e testagens.
São 14 as áreas da Fonoaudiologia:
O Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) é a dificuldade que uma criança pode apresentar, de forma persistente, para adquirir e/ou desenvolver a fala e a linguagem, sem razões aparentes. Ou seja, não é causado por lesões cerebrais, síndromes ou perdas auditivas.
Alguns sinais e sintomas que podem indicar que existe um possível atraso no desenvolvimento são:
Mas então como saber se o meu pequeno tem apraxia da fala?
Como a família pode ajudar a criança?
O atraso de desenvolvimento (ADNPM) ocorre quando o bebê não adquire determinada habilidade na idade esperada. O ADNPM pode se apresentar de duas maneiras: Um atraso isolado que compromete apenas uma das áreas do DNPM, como por exemplo no atraso da fala; ou.
Não usa a linguagem conforme é esperado para a sua idade; Não faz os famosos barulhinhos e gritinhos de bebê com muita frequência; Esquece alguma habilidade que já tinha aprendido.