os alimentos ricos em glicídios: são aqueles que contém amido ou glicoses em geral. -Arroz, batata, trigo,f eijões, legumes, massas, doces etc são ricos em amido e se transformam em glicose no processo digestivo, assim como a sacarose (açúcar branco), frutose (açúcar das frutas) e lactose (açúcares do leite).
Os glicídios também conhecidos como açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono, são substâncias orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Por isso, os cientistas preferem usar o termo glicídio em lugar de açúcar, para evitarem mal entendidos. ...
Os glicídios são os nutrientes de maior importância para o funcionamento do organismo: É o principal fonte energética do organismo e estão presentes em vários tipos de alimento (combustível celular). Reserva energética ( Plástica ou estrutural ), Ex: quitina e a celulose.
Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos, sendo os monossacarídeos os carboidratos mais simples. A glicose é o monossacarídeo mais conhecido. Celulose e amido são dois importantes polissacarídeos.
Em química, a ligação glicosídica é uma ligação covalente resultante da reação de condensação entre uma molécula de um carboidrato com um álcool, que pode ser outro carboidrato.
São carboidratos solúveis, não digeríveis, encontrados em grande variedade nos alimentos do reino vegetal. Exercem função como prebióticos, ou seja, estimulam o crescimento da microflora intestinal benéfica.
Podem ser monossacarídeos, quando possuem entre 3 e 7 carbonos em sua constituição; dissacarídeos, quando são formados por dois monossacarídeos, unidos por uma ligação denominada glicosídica; ou polissacarídeos, compostos por centenas, ou milhares de monossacarídeos.