A PRINCIPAIS RELEVO NA ESCULTURA ROMANA:Foi visto anteriormente, em Monumentos Triunfais, que os relevos escultóricos desempenharam papel fundamental na concepção dos arcos triunfais e colunas triunfais, como a Coluna de Trajano. ... Tem uma função simbólica de Vitória, similar aos arcos triunfais.
Resposta: Objetivo principal da escultura foi fixar os traços dos que governavam o império, continuando a tradição etrusca do retrato fiel muito expressivo.
De um modo geral, a escultura romana tem as seguintes características: Influência da arte etrusca e grega, mas com características dos próprios romanos; Não tinha um ideal de beleza, mas presava por representações realistas.
Alguns exemplos de diferenças: as pinturas gregas, normalmente, representam fatos relacionados à mitologia, atletismo ou a vida cotidiana; os vasos eram pintados em vermelho e preto. ... Nas esculturas, apesar do realismo das duas artes, os romanos se inspiravam na natureza e os gregos no ideal.
Pelo que se pôde descobrir até agora, as referências estéticas e culturais da pintura romana foram maciçamente de origem grega. Em seus inícios teria sido fortemente influenciada pelos etruscos, o que era apenas um outro modo de falar em Grécia, pois os próprios etruscos deviam muito de sua cultura ao outro povo.
A escultura romana era utilizada como manifestação das sociedades de mais alta classe no Império Romano, em casas, vilas e como modo de promover a política. ... A escultura grega tem caráter realista, que enaltece nervos, músculos, pele, sentimentos e expressões de cunho religioso, além de tratar do meio esportivo.
As estátuas gregas continham representações históricas, mitológicas e religiosas, além de figuras políticas. Os temas egípcios eram um pouco mais limitados como deuses e faraós. As esculturas egípcias eram feitas respeitando a frontalidade e possuíam rostos inexpressivos.
Na modelagem, o artista usa as mãos para dar forma a um material macio como a argila; as peças costumam ser colocadas no forno para endurecer. O entalhe é um dos processos usados pelos escultores para criar suas obras. A fundição é usada para reproduzir uma escultura com a ajuda de um molde.
Os gregos usavam pilares e dintel como sistemas de suporte e os romanos preferiam os arcos arredondados e as abóbodas. O estilo das colunas gregas era de ordem dórica e jônica, enquanto as colunas romanas eram mais rebuscadas por serem de ordem coríntia.
as pinturas gregas, normalmente, representam fatos relacionados à mitologia, atletismo ou a vida cotidiana; os vasos eram pintados em vermelho e preto. Já as pinturas romanas abordavam cenas da natureza de maneira mais natural e com noção de profundidade.
Por toda a extensão do Império Romano, importantes construções foram executadas, entre elas:
As características mais significativas da arquitetura românica são a utilização da abóbada, dos pilares maciços que as sustentam e das paredes espessas com aberturas estreitas usadas como janelas. A abóbada das igrejas românicas era de dois tipos: a abóbada de berço e a abóbada de arestas.
A Catedral de Santiago de Compostela é um dos maiores exemplos da arte românica no mundo. A igreja católica fica situada em Santiago de Compostela, capital de Galiza, na Espanha. Foi construída entre os anos de 1075 e 1128.
Na arquitetura românica, podemos destacar alguns elementos característicos, como a horizontalidade, ou seja, as edificações não possuíam estruturas muito altas. Diversas igrejas, mosteiros, conventos e catedrais foram construídas nesse estilo.
Daí serem chamadas: fortalezas de Deus. O principal motivo artístico românico foram as igrejas, as basílicas e as catedrais, estas, sempre grandiosas e sólidas, eram chamadas de fortalezas de Deus.
As Igrejas construídas neste modelo eram, então, "Fortalezas de Deus" tanto por suas características físicas externas quanto pelo fato de representarem a luta do Catolicismo contra as heresias e as outras religiões (em especial o Islã), no contexto da Idade Média.
As construções românticas podem ser apresentadas como estrutuas muito grandes além de muito sólidas, dotadas de características que as fizeram ser comparadas com obas e fortalezas divinas. E por isso, eram chamadas de fortaleza de Deus.
A explicação para que não tenham a beleza dos castelos reais está no fato de serem construções clericais, ou seja, desenvolvidas por religiosos. A pintura, a escultura e os mosaicos românicos são, do ponto de vista artístico, muito simples e, como na arquitetura, buscavam sua inspiração na religião cristã.
As construções desse estilo revelavam o intuito principal de defesa, tanto as igrejas quanto os castelos. ... Por meio de esculturas, vitrais e pinturas, o estilo românico da arte medieval abordou temas sobre a vida de Jesus Cristo, de santos, sobre passagens da Bíblia, bem como sobre outros temas do cristianismo.
Em geral, esses conventos eram construídos – sempre que a topografia permitisse – em lugares altos, como morros ou promontórios. Além de se protegerem, dessa forma, de eventuais ataques de invasores, essas construções também pontuavam a paisagem da cidade, sendo visíveis de vários pontos diferentes do núcleo urbano.
As Quatro marcas da Igreja ou Quatro Características da Igreja são um grupo de quatro adjetivos considerados como características que descrevem as marcas distintivas da verdadeira Igreja de Jesus Cristo, sendo elas – una, santa, católica e apostólica.
Principalmente por falta de dinheiro. Igrejas com orçamentos mais humildes tendiam a construir menos torres – que serviam para abrigar sinos, os quais marcavam as horas e sinalizavam acontecimentos importantes, como nascimentos.
Significado de Torre substantivo feminino Construção muito alta, sobre base quadrada, circular, ou poligonal. Estrutura alta de metal destinada a suportar as antenas em estações de rádio e televisão, cabos de transmissão de energia elétrica etc.