A chuva ácida é causada por reações químicas que acontecem entre os gases poluentes liberados na atmosfera e o vapor d'água. Como consequência, há a formação dos ácidos sulfúrico, nítrico e nitroso que conferem acidez demasiada à água da chuva.
Gases emitidos à atmosfera, como o óxido de enxofre, reagem com a água e formam os ácidos sulfúrico e sulfuroso. Já a reação do gás nitrogênio com a água forma os ácidos nítrico e nitroso. Esses são os principais ácidos que compõem a chuva ácida.
Prejudiciais para o meio ambiente e para a sociedade em geral, a chuva ácida provoca várias consequências:
Equações do processo: S + O2 → SO2 Queima de enxofre (S) e formação de SO2 (óxido de enxofre). SO3 + H2O → H2SO4 Produção de ácido sulfúrico. O indicador ácido-base de repolho roxo muda de cor ao entrar em contato com H2SO4 (ácido sulfúrico).
A precipitação com elevada acidez ocorre quando em um determinado lugar há uma elevada concentração de gases como o dióxido de enxofre e nitrogênio na atmosfera que em contato com gotas de água suspensas no ar, reagem formando ácidos que, ao precipitar, dão origem à chuva ácida.
Na verdade, toda chuva é ácida, pois o pH de suas águas fica naturalmente abaixo de 7, principalmente por volta de 5,6, tendo em vista a presença normal de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, que reage com a água e gera o ácido carbônico (H2CO3), um ácido fraco.
A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.
Causas da chuva ácida A primeira Revolução Industrial acelerou a liberação de gases tóxicos para atmosfera. ... A queima de combustíveis fósseis é quem produz os principais componentes da chuva ácida, como os óxidos de enxofre (SO2 e SO3), monóxido de carbono (CO) e dióxido de nitrogênio (NO2), além dos hidrocarbonetos.
O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos e o óxido de carbono são chamados de óxidos ácidos, porque em contato com a água (neste caso água de chuva) formam ácidos.
Todas as chuvas são ácidas, mesmo em ambientes sem poluição. Porém, as chuvas tornam-se um problema ambiental quando o seu pH é abaixo de 4,5. Elas resultam da quantidade exagerada de produtos da queima de combustíveis fósseis liberados na atmosfera, em consequência das atividades humanas.
Para saúde humana, os efeitos da chuva ácida estão relacionados aos problemas respiratórios, como o aumento de casos de asma e bronquite. Além disso, relacionam-se também com problemas oculares, como as conjuntivites, justamente devido aos elementos químicos contidos na atmosfera.
Resposta: Para o solo, a chuva ácida torna-o improdutivo, sujeito à erosão, o que acaba com florestas, destrói lavouras e dificulta plantações. Para os homens, o excesso de dióxido de enxofre no corpo origina a formação de ácidos, o que pode causar danos irreversíveis aos pulmões.
Algumas medidas que podem atenuar a formação de chuva ácida são: economia de energia, uso de transporte coletivo (diminuindo-se o número de carros, também diminui a quantidade de poluentes), uso de fontes de energia menos poluentes, utilização de combustíveis com baixo teor de enxofre e purificação dos escapamentos dos ...
Sobre chuva ácida pode-se afirmar, EXCETO: * 1 ponto a) A chuva ácida é consequência do progresso, dele faz parte e deve ser encarada com naturalidade, pois a sua não aceitação implica no subdesenvolvimento. ... d) Nos solos de matas e florestas castigados pelas chuvas ácidas a vegetação enfraquece gradativamente.
COMO EVITAR A CHUVA ÁCIDA?
Efeito estufa
Entre os efeitos da chuva ácida podemos citar: aumento da acidez das águas dos lagos, destruindo a vegetação aquática e, conseqüentemente, provoca a morte dos peixes, destruição das células respiratórias das folhas das árvores, remoção de nutrientes do solo, corrosão do concreto, do cimento e do ferro de construções.
Para reduzir a acidez das chuvas, deve-se reduzir a emissão de poluentes e investir na utilização de fontes de energia menos poluentes.
Quatro atitudes para combater o aquecimento global
Veja algumas dicas!
Consumo consciente, uso de transporte público, redução no uso de água e energia elétrica, reuso de materiais. Esses são alguns exemplos de ações que podem ser desenvolvidas pela população de Minas Gerais para contribuir com a diminuição do impacto das mudanças climáticas e aumentar a qualidade de vida no planeta.
5 atitudes sustentáveis para combater o aquecimento global
Veja as principais maneiras de ajudar a frear a mudança climática e salvar o planeta.
Redução do desmatamento e queima das florestas; Incentivo à agricultura sustentável; Incentivo a diminuição do uso de agrotóxicos.
Algumas soluções:
Veja a seguir as dicas de atitudes que ajudam a combater o aquecimento global:
Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra causado por massivas emissões de gases que intensificam o efeito estufa, originados de uma série de atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, como o desmatamento, bem ...
O plantio de - Brainly.com.br....Algumas ações que podem ser tomadas para evitar o diminuir o aquecimento global são:
Porque as mudancas climaticas estao causando alteracoes na Terra que vao dificultar a vida do ser humano no planeta. ... Essas alteracoes podem ser causadas por processos internos ao sistema Terra atmosfera, por forcas externas (como por exemplo, variacoes na atividade solar), ou pelo resultado da atividade humana.
O desmatamento e a degradação florestal são atividades que emitem gases causadores do efeito estufa (GEE), sobretudo gás carbônico (CO2), que causam a mudança do clima. ... O desmatamento e as queimadas afetam também o clima local reduzindo a umidade nas áreas atingidas e podendo afetar o fluxo das chuvas no território.