Para isso é necessário deixar a cal submersa em água por bastante tempo. A cal reage com a água transformando os óxidos em dióxidos. Esta reação química libera muito calor e demora alguns dias. Uma cal virgem em pó de boa qualidade e bem calcinada, demora aproximadamente 48 horas completar o processo de hidratação.
Usar cal na argamassa da alvenaria cerâmica preenche vazios e agiliza cura da parede. Na presença de ar, a cal endurece e atua como retentora da água de misturas. Se estiver misturada ao cimento, é ela quem vai hidratá-lo, junto da areia, que também carrega umidade.
A calcinação visa descarbonatar (remover o CO2 combinado com os óxidos de cálcio ou magnésio) o calcário para a produção de cal virgem. O processo ocorre em fornos que operam em altas temperaturas (900 e 1200 ˚C (EIPPCB; IPTS, 2013)(SILVA, 2007).
A cal é obtida a partir da calcinação de rochas carbonáticas, sejam elas calcários ou dolomitos, em altos-fornos específicos que com o calor produzido em fornos libera o CO2 restando apenas os óxidos de cálcio (CaO) e de magnésio (MgO) associado, sua fórmula química final é CaO para a cal virgem e Ca(OH)2 para a cal ...
O CaO (óxido de cálcio) é um exemplo de óxido básico, que é conhecido como cal viva, cal virgem ou simplesmente cal. Misturado com a água, ele forma a cal hidratada que é usada para pinturas de caiação.
Resposta. Resposta: A umidade altera a cal, transformando-a em hidróxido de cálcio.