O professor como mediador deverá promover um ensino igualitário e sem desigualdade, já que quando se fala em inclusão não estamos falando só dos deficientes e sim da escola também, onde a diversidade se destaca por sua singularidade, formando cidadãos para a sociedade.
É importante que a gestão escolar incentive a formação continuada dos profissionais que atuam na escola, uma boa opção são os grupos de estudo, há diversos materiais de qualidade disponíveis na internet, sugiro alguns, como o livro do professor Leandro Rodrigues: Como adaptar atividades para alunos com deficiência, ...
E a inclusão escolar é um movimento mundial que prevê a integração de alunos com necessidades educacionais especiais em sala de aula e visa garantir que – de modo igualitário e dentro de um mesmo contexto escolar – toda criança possa usufruir das mesmas experiências e condições de aprendizagem dos demais alunos.
A inclusão social é uma medida de controle social que visa à integração de pessoas excluídas e marginalizada na sociedade. Antes da Constituição de 1988, não havia obrigatoriedade de instituições de ensino, tanto particulares quanto públicas, de aceitarem alunos com deficiência.
Inclusão social é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos.
Confira os benefícios da inclusão social