Os principais fatores que influenciam no processo são: luz, concentração de gás carbônico e temperatura. ... Se tivermos, então, condições ideais de temperatura e gás carbônico, à medida que aumentamos a quantidade de luz, os níveis de fotossíntese também tenderão a aumentar até um determinado limite.
Portanto, o oxigênio liberado pela fotossíntese é consumido na respiração celular, e CO2 liberado na respiração celular é consumido na fotossíntese. Portanto, as trocas gasosas entre a planta e o ambiente são nulas. Esta intensidade luminosa é chamada Ponto de Compensação Luminoso ou Ponto de Compensação Fótico.
Resposta. Uma fonte se encontra-se acima do ponto de compensação quando a intensidade luminosa é tal que a fotossintese supera a respiração; por outro lado, a planta está abaixo do ponto de compensação quando a atividade respiratória supera a atividade fotosssintetizante , devido a carência de luz.
Depois de fazer a fotossíntese e fabricar a glicose, a planta realiza outro processo, a respiração. ... A liberação de energia ocorre porque a quantidade de energia contida nas moléculas de glicose e de oxigênio é maior do que a energia armazenada entre os átomos que formam o gás carbônico e a água.
b) Em que intervalo de intensidade luminosa, a planta está gastando suas reservas? ... No ponto "r" o vegetal recebe uma intensidade luminosa tal em que a produção de matéria orgânica por fotossíntese supera o consumo pela respiração.
A respiração celular e a fotossíntese são processos diferentes, mas interligados. Na respiração celular, ocorre a liberação de energia para ser utilizada pelo organismo, no entanto, essa energia é produzida por outro processo, a fotossíntese.
Resposta. A fotossíntese é a respiração da planta. Enquanto ela recebe água, sais minerais, luz solar e gás carbônico e libera oxigênio, nós recebemos oxigênio e liberamos gás carbônico.
A etapa inicial da fermentação é a mesma da respiração celular: a glicólise. O rendimento energético da fermentação é mais baixo, apenas dos 2 ATP que são produzidos na glicólise. Porém é um processo mais rápido que a respiração aeróbica.
Na fotossíntese, a planta absorve gás carbônico (CO2) e libera oxigênio (O2) para o ambiente. Já na respiração ocorre o contrário: a planta absorve oxigênio e libera gás carbônico, assim como ocorre com os animais.
Verificado por especialistas Bem Emilly, são processos químicos complementares , porque o que resta da respiração ( dióxido de carbono e água) é utilizado na fotossíntese. E por sua vez, o que se libera pelo processo de fotossíntese (O2 , por exemplo) é utilizado no processo de respiração.