O balanço patrimonial é o relatório que evidencia qualitativa e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da empresa em uma determinada data. A demonstração contábil informa sobre os bens, direitos e obrigações de uma empresa. Sendo possível identificar todos os seus investimentos e fontes de recurso.
Divide-se nos subgrupos: disponível, realizável a curto prazo, estoques e despesas antecipadas. O disponível é composto pelas exigibilidades imediatas, representadas pelas contas de caixa, banco conta movimento, cheques para cobrança e aplicações financeiras.
O patrimônio líquido (PL) de um indivíduo é igual a seus ativos (A) menos os seus passivos (P), ou seja, PL = A – P. Como citado acima, esse cálculo é o resultado do quanto uma pessoa possui em bens e direitos menos o que ela tem em dívidas ou financiamentos.
São as Receitas e as Despesas do período, que devem ser encerradas no final do exercício para que se apure o resultado do exercício. ... Estas contas não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas permitem que o resultado do exercício seja apurado.
A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.