As correntes doutrinárias do pensamento contábil:
O registro contábil de uma empresa é obrigatório, conforme a ITG (Interpretação Técnica Geral) 2000, aprovada pela Resolução do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) 1330 de 2011, e é aplicado para qualquer tipo de empresa independentemente do formato jurídico ou do porte financeiro.
Como fazer a contabilidade de uma loja de forma correta
A base dos registros contábeis é a documentação (notas fiscais, recibos, cópias de cheques, etc.). ... Mas existem documentos, como as notas fiscais de entrada de mercadorias, que são contabilizados na data da entrada no estabelecimento, e não na data de emissão do documento.
Patentes (Patentes são de propriedades incorpóreas e de uso exclusivo, ou seja, significa prevenir que os competidores copiem ou vendam a sua invenção ou criação - "marca".)
O valor a título de INSS retromencionado corresponde ao somatório da contribuição descontada dos três contribuintes (administradores). Nota Cenofisco: O valor retromencionado a título de pro labore corresponde ao somatório da receita líquida auferida pelos três contribuintes (administradores).
Qual o percentual de desconto do INSS no pró-labore? No caso de tirar o pró-labore, é necessário contribuir com 11% para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), independente do valor, respeitando-se o teto de contribuição. Além do IR, de acordo com a tabela progressiva da Receita Federal.
– Como registrar o Pró-Labore Já nos livros da empresa, o pró-labore deve ser registrado como despesa operacional ou administrativa, na conta de Honorários da Diretoria, ou mesmo na conta Salários da Administração. Em outras palavras, o pró-labore deve constar na folha de pagamento como qualquer outro pagamento.
Como devo informar rendimentos de pró-labore? Como o pró-labore é um rendimento tributável, deve ser informado na ficha “Rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica pelo titular”.
Como declarar lucros e dividendos no Imposto de Renda
Para o MEI que precisa declarar na pessoa física, a parcela isenta (no exemplo acima, os R$ 19.
Como declaro Participação nos Lucros ou Resultados (PLR)? Os valores recebidos a título de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) devem ser informados na ficha Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, linha 11.