de profunda e recíproca permanência. O mistério eucarístico – sacrifício, presença, comunhão - é, portanto, um dom trinitário e há de ser vivido na sua integridade, quer na celebração, quer no colóquio íntimo com Jesus na adoração eucarística fora da Missa.
A seguir, portanto, veja mais a respeito dos símbolos do Espírito Santo.
Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, a Eucaristia é "o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até o seu regresso, confiando assim à sua Igreja o memorial da sua Morte e Ressurreição.
Primeira comunhão é uma celebração religiosa de algumas denominações cristãs, nomeadamente da Igreja Católica Apostólica Romana, em que os cristãos participantes desta cerimónia recebem pela primeira vez o "Corpo e Sangue de Cristo sob a forma de pão e vinho", respectivamente (hóstia).
A catequese da iniciação à Eucaristia visa proporcionar um momento de formação humana e cristã às crianças, com o diferencial de entrar em sua realidade, em seu mundo, em sua linguagem e conforme o seu potencial para o aprendizado.
Curso que dura de um a um ano e meio é criticado por familiares. Mas a Igreja Católica se defende aponta que o ensino da fé cristã é um processo permanente.