Apesar da ciência ter herdado a argumentação racional que surgiu com os primeiros filósofos, a diferença entre ciência e filosofia reside no fato da ciência estar comprometida com demonstrações empíricas, enquanto que a filosofia se permite trabalhar com conceitos que estão além de qualquer demonstração física.
O conhecimento científico compreende as informações e fatos que são comprovados por meio da ciência; O conhecimento filosófico nasce a partir das reflexões que o ser humano faz sobre questões subjetivas; O conhecimento teológico, ou religioso, é o baseado na fé religiosa, acreditando que ela detém a verdade absoluta.
A Filosofia da Ciência é o ramo que reflete e questiona a ciência e o saber científico. A Ciência se ocupa de problemas específicos dos fenômenos naturais enquanto a filosofia se encarrega de estudar os problemas gerais. No entanto, em última análise, o estudo de ambos não é contraditório e sim complementário.
Rubem Alves (1933) estabelece uma relação entre o início da filosofia e o início da ciência, advinda do fato que a filosofia preconizava a busca pela verdade através do uso da razão, a mesma base usada na ciência.
A ciência antiga tinha como base o dogmatismo: era especulativa e partia de interpretações da Bíblia. A ciência antiga era baseada na lógica e na demonstração de verdade, sem considerar a observação e a experiência.
A Astronomia é a mais antiga das ciências.
O pensamento científico surgiu na Grécia Antiga aproximadamente no século VI a.C. com os pensadores pré-socráticos que foram chamados de "Filósofos da Natureza" e também "Pré-cientistas". ... O pensamento cético coloca o que é observado como sendo superior às ideias.
Quanto as origens da Ciência, sabe-se que: a) A Ciência e a Filosofia surgem no século XVI e XVII. ... c) A Filosofia surge com Platão enquanto a Ciência surge com a Revolução Científica do século XVI e XVI. d) Ambas surgem na China, com pensadores como Confúcio e Tales de Mileto.
Brahe. A Ciência Moderna, isto é, a ciência que conseguiu articular o método de observação e experimentação com o uso de instrumentos técnicos (sobretudo o telescópio e o microscópio), começou a se desenvolver, propriamente, na Europa do século XVI.
Resposta. O principal objetivo da ciência, e a construção de conhecimento e compreensão, tem o objetivo de explicar os fatos, observando e formulando hipóteses para explicar questões da humanidade que seguem sem uma resposta.
O objeto das ciências são os dados próximos, imediatos, perceptíveis pelos sentidos ou por instrumentos, pois, sendo de ordem material e física, são por isso suscetíveis de experimentação (método científico = experimentação).