Os agentes emulsivos podem ser classificados como naturais e sintéticos . Os agentes sintéticos são subclassificados como não iônicos, iônicos e anfóteros.
Os agentes emulsificantes são constituídos por moléculas com uma extremidade polar e outra apolar; é por isso que eles conseguem reduzir a superfície de tensão entre o óleo que é apolar, e a água que é polar.
Os agentes tensoativos são adsorvidos na interface O/A formando uma película que diminui a tensão superficial (TS) estabilizando a emulsão; os colóides hidrofílicos formam películas multi-moleculares sobre as gotículas dispersas e, as partículas finamente divididas formam uma película adsorvida sobre os glóbulos.
A cremeação ocorre quando a fase dispersa é menos densa que a fase contínua, porém não existe coalescência. Na sedimentação as gotas são mais densas que a fase contínua. A floculação é um processo no qual as gotas emulsificadas se associam em flocos sem a destruição das gotas individuais (HILL, 1996).
O EHL pode ser determinado através do cálculo da média ponderada dos valores da cada um dos agentes, isoladamente.
A coalescência de uma emulsão ocorre com a união de duas ou mais parcelas de uma fase em prol da formação de uma única. É comum encontrar o termo 'única' ao se referir à formação de uma gotícula de água líquida única, por reunião de duas ou mais gotículas que entram em colisão.
Tensioativos ou tensoativos são substâncias que diminuem a tensão superficial ou influenciam a superfície de contato entre dois líquidos. ... Quando utilizados na tecnologia doméstica são geralmente chamados de emulsionantes ou emulgentes, ou seja, substâncias que permitem conseguir ou manter a emulsão.
Como distinguir emulsão de suspensão ou de solução? A diferença está na dimensão das partículas que a compõem. Consideramos que uma emulsão é constituída por partículas sólidas dispersas num meio. ... São suspensões ou emulsões quando a suas dimensões são maiores do que 100 m.
Em contra partida o diazo necessita de mais tempo de exposição e sua gravação é feita com radiações luminosas ricas em raios ultravioletas, o diazo é o tipo de emulsão mais popular pelo custo e pela facilidade de manuseio.
Emulsões serigráficas são colóides compostos de resinas aquosas que, misturadas a agentes químicos fotoiniciadores, formam a matéria-prima para a confecção do estêncil serigráfico sob a tela. ... É dito que as emulsões são sensíveis à luz ou fotossensíveis na faixa de Ultra Violeta.
A mistura à emulsão deve ser na proporção de 9 partes de emulsão para 1 parte de sensibilizante. Deve ser usado um copo graduado para medir corretamente as partes que serão misturadas.
PASSO A PASSO PARA PREPARAR A EMULSÃO DE SERIGRAFIA Com a emulsão já no copo medidor, iremos adicionar 10% de sensibilizante no mesmo, no caso adicionamos 50ml de emulsão, seguindo a regra de 10% para efetuar a mistura, iremos então adicionar 5ml de sensibilizante para a mistura.
Observar o tempo de secagem, para que não ultrapasse de 40 minutos. É desejável que esse tempo seja o mais rápido possível, por isso deve-se colocar um ventilador na câmara escura, tendo, porém, o cuidado de não deixar o vento incidir diretamente sobre a emulsão, pois poderia deslocar a camada ainda líquida.
Substância que se usa fundamentalmente em fotografia. Trata-se de uma suspensão de cristais de halogeneto de prata sensíveis à luz que se utiliza para revelar fotografias ou películas.
Em serigrafia: usar solvente na proporção de 10 a 20%. Em aerografia: usar solvente na proporção 1:1 ou até 2 partes do solvente para uma parte da tinta. Se necessário, retardar com solvente retardador.
A tinta vinílica é um dos revestimentos mais utilizados na serigrafia onde é aplicada como tinta para a impressão serigráfica em materiais flexíveis, rígidos e semi rígidos como adesivos, embalagens, decalques, objetos plásticos derivados do PVC como brinquedos, chaveiros e afins.
Pode ser utilizado na preparação de tintas vinilicas, a finalizade do retardador vinilico é aumentar o tempo de cura da tinta, afim de evitar o entupimento da tela/matriz. É recomentada que seja utilizado de 5 a 10%.
- O solvente é um produto desenvolvido normalmente para limpeza. Sua propriedade é a de destruir (solver), decompor o material do verniz comprometendo ou não a qualidade do mesmo. - O diluente (thinner), tem a função de diluir, deixar mais fluido o verniz preservando as propriedades do mesmo.
Significado de Solvente substantivo masculino [Química] Líquido que tem a propriedade de solver ou dissolver substâncias; dissolvente: alguns esmaltes são feitos a partir de solventes. adjetivo Que pode solver, solucionar algo ou pagar o que deve.
Efeitos adversos à saúde humana: Causa irritação da pele, olhos e trato respiratório. Pode causar depressão do sistema nervoso central. Pode causar pneumonia química. Pode causar morte após ingestão ou inalação.