Abaixo, apresentamos uma breve introdução à essa linguagem, verificando o porquê dela ter sido escolhida. A sigla PERL significa "Practical Extraction And Report Language". Tal linguagem permite a criação de programas em ambientes UNIX, MSDOS, Windows, Macintosh, OS/2, e em outros sistemas operacionais.
a linguagem Perl possui características que tornam uma linguagem poderosa: o conceito de hash e a manipulação de strings não são comumente vistas em outras linguagens. Dadas suas caracterísitcas o Perl tem sido muito usado em scripts-cgi.
Scala é uma linguagem de programação moderna e multi-paradigma desenvolvida para expressar padrões de programação comuns em uma forma concisa, elegante e com tipagem segura. Integra facilmente características de linguagens orientadas a objetos e funcional.
Como Programar o Primeiro Script em Perl Abra um editor de textos, pode ser o bloco de notas. Se preferir, até sugerimos usar algum do tipo Notepad++ ou Sublime, pois vão deixar seu código melhor formatado, organizado, coloridinho e tal, uma belezura só.
Haskell é uma linguagem de programação puramente funcional. Em linguagens de programação imperativas você pensa nas coisas seguindo uma sequência computacional de tarefas sendo executadas, embora durante o processo possam mudar de estado.
Para utilizar a linguagem Scala, é necessário ter instalado a JDK, se você utilizar uma IDE Scala, nada precisa ser feito, caso deseje desenvolver diretamente em um editor de texto e compilar os programas em console, é necessário instalar e configurar corretamente o compilador Scala, que pode ser baixado no site ...
Shell-script é uma ferramenta semelhante ao seu editor de textos ou IDE, no sentido que vai acompanhar você pelo resto da vida. Por isso vale a pena aprender, pois você terá retorno continuamente.
Python
Entre as linguagens mais populares para desenvolvimento back-end e soluções voltadas para web estão o HTML, CSS, PHP, Python (muito utilizada também para análise de dados) e Ruby.
O desenvolvedor de back-end se concentra em bancos de dados, scripts e arquitetura de sites. Sobretudo, o código escrito por este desenvolvedor tem a função de comunicar as informações do banco de dados ao navegador.
O desenvolvedor Back-End é aquele que responderá às requisições do cliente. Ele precisa saber alguma linguagem de programação, ter uma boa lógica para programar as regras de negócio do sistema, se conectar ao banco de dados para recuperar ou gravar dados, etc.
Como se tornar um desenvolvedor back-end?
O back-end é responsável por cálculos, lógica de negócio, interações de database e performance. Ele conversa e dá suporte para os serviços de front-end. IMPORTANTE: também podemos chamar essa área da programação de server-side. Em português, lado do servidor.