A erosão é formadora dos relevos, conquanto pode se dar pela atuação do vento, da água, da chuva, do clima etc. Mas o material que surge desse processo e é levado, pode ocasionar um grande mal natural, posto que assoreia rios e lagos. Pode também desencadear enchentes e até deslizamentos de terra.
Erosão é o desgaste e sedimentação do solo causados por intempéries (ações da natureza) e dos seres vivos. A erosão destrói estruturas que compõem o solo levando os nutrientes e sais minerais para partes baixas do relevo.
Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.
Erosão antrópica (seres humanos): é a erosão causada pelo homem, que tem papel importante na modificação do relevo, acelerando o processo de erosão, seja desmatando florestas para pastos, estradas, cidades, seja cavando túneis, aplainando morros, alterando biomas, conquistando mares, entre outras ações.
Resposta: Explicação: Geralmente, a erosãodá sequência ao que foi iniciadopelos processos intempéricos, responsáveis pela geração de sedimentos transportados pelo escoamento superficial das águas ou pelo transporte dos ventos e massas de ar.
Algumas atividades feitas pelo ser humano, como as queimadas, revolvimentos do solo por tratores, exploração de encostas sem utilização de curvas de nível e desmatamentos podem intensificar esse processo, pois mexem na estrutura natural do solo, prejudicando fatores como a presença de microrganismos que servem como ...
Em geral, a vegetação atenua a erosão do solo, principalmente através da redução das forças de impacto da gota no solo diminuindo a velocidade do escoamento superficial, aumentando a rugosidade hidráulica e as taxas de infiltração de água no solo, aumentando assim sua resistência à erosão.
Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando-o com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos que caem e passam pelo processo de decomposição transformando-se em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões.
IMPORTÂNCIA DA VEGETAÇÃO NATIVA A vegetação nativa de uma região favorece a preservação do solo, protege as nascentes e serve de abrigo e refúgio para a fauna local.
A vegetação apresenta várias vantagens para o solo. Uma das principais é que inibe a erosão. Sem vegetação, a água pluvial e os ventos arrastam os nutrientes do solo, provocando o processo erosivo e a perda de fertilidade. Já em solos cobertos por vegetação, a água das chuvas é interceptada por folhas e ramas.
Top 5 maneiras de cuidar do solo
Para a agropecuária, conservar os solos é simplesmente uma das maiores garantias de produção. Solos bem conservados reciclam mais nutrientes e acabam sendo mais férteis, dada aceleração no ciclo de decomposição da matéria orgânica.
A retirada da cobertura vegetal do solo, agravada por atividades como agronegócio e mineração, contribui para reduzir ainda mais a disponibilidade de água nas torneiras. ... Com isso, a água da chuva deixa de ser absorvida pela vegetação e não chega aos aquíferos.
Retirar a vegetação de uma determinada área favorece o processo de erosão do solo, pois é a cobertura vegetal que auxilia na infiltração da água da chuva. Portanto, sem ela, a água escorre sobre o solo, provocando deslizamentos e a erosão.
A principal consequência do desmatamento está atrelada ao desequilíbrio ambiental provocado pela perda da vegetação nativa. A remoção da vegetação provoca uma grande perda da biodiversidade assim como a perda do habitat de animais e plantas, e, ainda, impacta diretamente na elevação do número de espécies em extinção.
Pode ocorrer vários transtornos como: poluição da agua e do ar, o solo fica exposto a muitas chuvas que irá carregar os materiais orgânicos e os nutrientes e deixar o solo pobre, pode provocar também o assoreamento porque a chuva irá carregar também pedras e detritos que irão se acumular nos rios e assim diminuirá a ...
quando o solo não possui vegetação fica com acúmulo de nutrientes no solo, e também tem perda constante de nutrientes pois muitos são levados pela chuva, ou evaporam, o que possivelmente causa uma erosão do solo ou até mesmo perda do solo.
A retirada da cobertura vegetal das margens dos rios é a principal causa. O assoreamento é o acúmulo de sedimentos (areia, terra, rochas), lixo e outros materiais levados até o leito dos cursos d'água pela ação da chuva, do vento ou do ser humano.
As principais consequências da poluição do solo são a perda da fauna, a esterilização da terra para plantação e a contaminação da água. A poluição que se infiltra transmite doenças como infecundidade, hipersensibilidades alérgicas, bem como disfunção hepática e renal ou até câncer.
Formas de degradação do solo