Um dos mais famosos poemas de amor da literatura brasileira é o queridinho de muitos apaixonados ao longo de gerações. Escrito por Vinicius de Moraes, a promessa aqui não é por amor eterno.
Um homem cheio de dualidades, como todos nós, o poeta também escreveu composições de caráter religioso, nas quais confessava os seus pecados e a culpa que o atormentava.
Considerando essa questão, em “Gonçalves Dias: poesia e etnia”, vemos uma combinação entre o estudo da obra e do contexto histórico e memorialístico do bardo maranhense, que inclui a leitura de alguns poemas e de duas cartas, além da análise de uma caricatura do poe- ta, de autoria de Angelo Agostini. Ao recompor a trajetória gonçalvina, Secchin traz elementos pouco conhecidos da biografia do autor, como o necrológio publicado por engano no jornal (dois anos antes de sua morte) e o caráter premonitório de algumas cartas, em que preconiza o mar como o túmulo digno de um trovador. O vaticínio efetivamente se confirma com o naufrágio do Ville de Boulogne, navio no qual retornava à terra natal com os manuscritos de “O timbiras”, que foram perdidos no mar.
Moradora da comunidade do Canindé, a autora era apaixonada pela literatura e escrevia registros diarísticos sobre a sua realidade, que foram publicados na obra Quarto de despejo: diário de uma favelada.
Paulo Leminski foi um escritor, crítico, professor e músico brasileiro, nascido em Curitiba. A sua poesia, inconfundível e cheia de personalidade, continua ganhando novos leitores diariamente.
O poema de Bandeira é marcado portanto por um desejo de escapismo, ansiando alcançar liberdade e descanso em um lugar onde tudo funciona em plena harmonia, pelo menos no campo da imaginação.
Enquanto está comendo amendoim, um ato banal, o sujeito reflete sobre o seu país e a relação que mantem com ele. Analisando essa identidade nacional coletiva, um "sentimento de ser brasileiro", percebe que o seu amor à pátria não surge do pensamento nacionalista.
Em Retrato encontramos um sujeito autocentrado, congelado no tempo e no espaço. É a partir da imagem que a reflexão é elaborada e são revelados sentimentos de melancolia, saudade e arrependimento.
Composto por Oswald de Andrade, um dos nomes mais célebres do modernismo nacional, Canto de regresso à pátria recupera os versos da Canção do Exílio (1847) de Gonçalves Dias.
Um nome talvez menos conhecido do público em geral, Gilka Machado foi uma importante escritora carioca ligada ao simbolismo. Nas últimas décadas, o seu trabalho tem sido mais explorado e valorizado pelos pesquisadores da literatura nacional.
Encontramos aqui um sujeito que, já ao final da vida, olha para trás e procura extrair sabedoria de suas vivências. Como não pode voltar no tempo e refazer a sua história, tenta transmitir através dos versos a necessidade de se aproveitar a vida sem se preocupar com o que é desnecessário.
A lírica de Leminski é formada a partir de uma escrita simples e um vocabulário cotidiano, apostando na partilha com o leitor e leitora para construir um espaço de comunhão.
Esse é um poema de Carlos Drummond de Andrade publicado em 1928. Foi inicialmente pouco compreendido e até mesmo repudiado devido ao excesso de repetições (afinal, dos dez versos, sete contém a famosa expressão "tinha uma pedra").
O poema aborda os efeitos da paixão, transmitindo a sensação de arrebatamento por alguém. A paixão, simbolizada como um bicho faminto, vai se alimentando do cotidiano do sujeito de forma a dominar tudo a sua volta.
Em Pronominais, Oswald de Andrade chama atenção para a discordância que havia entre as formulações ensinadas na escola e os usos reais da linguagem, no cotidiano nacional. Assim, há a recusa dos modelos que ainda vigoravam e a valorização daquilo que é popular.
Cassiano Ricardo, poeta de São José dos Campos, foi um dos representantes do modernismo brasileiro de cariz nacionalista. Em A Rua, tece um comentário social e político, criticando o cenário da época.
Um grande clássico da literatura brasileira, a obra Morte e vida Severina é a mais famosa do escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto. Ao longo de muitos versos, o poeta nos narra a história do retirante Severino, um brasileiro como tantos outros que foge da fome em busca de um lugar melhor.
Durante a juventude, o autor se mudou para Portugal, com o objetivo de completar os seus estudos universitários. Esse período que passou afastado do Brasil serviu de inspiração para uma das suas composições mais célebres, a "Canção do Exílio".
Mas afinal, você sabe onde fica Pasárgada? A cidade não é inventada, ela de fato existiu e foi a capital do Primeiro Império Persa. É pra lá que o sujeito poético pretende escapar quando a realidade presente o sufoca.
Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, a autora que ficou mais conhecida pelo pseudônimo literário Cora Coralina, é considerada um nome essencial da literatura goiana.
Os seus versos narram sentimentos e episódios da vida no interior, prestando especial atenção à cidade de Goiás e representando um verdadeiro tributo ao local.
O trabalho exegético do escritor configura-se em cada artigo por um viés que costuma prestigiar as etapas de análise do literário e cumprir um ciclo hermenêutico pleno: contempla os conhecimentos informativos, analíticos e interpretativos necessários a uma melhor apreensão das obras estudadas. Significa dizer que há uma preocupação em esclarecer vertentes do poético relacionadas à compreensão dos sentidos e dos aspectos da erudição, ao estudo da estrutura e da técnica do poema e à análise crítica mais profunda, que estabelece os pontos de contato entre a obra e uma rede de conceitos intertextuais, associativos e simbólicos que a constituem.
O Romantismo no Brasil inicia-se no ano de 1836, tendo como marco inicial a obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães. Didaticamente, na poesia, dividimos o movimento em três gerações: a primeira, nacionalista; a segunda, conhecida como 'mal do século'; e a terceira, marcada pelo condoreirismo.
Resposta. Resposta: Individualidade, critica social, exaltação da natureza e confissão intimista.
Alguns principais autores do Romantismo brasileiro são José de Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.
A vida e obra dos 10 principais escritores do romantismo...
Entre os principais autores podemos destacar Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e Araújo Porto Alegre. Gonçalves de Magalhães foi o introdutor do romantismo no Brasil. Obras: Suspiros Poéticos e Saudades. Gonçalves Dias foi o mais significativo poeta romântico brasileiro.
Fundamentos teóricos
Em suas obras, os autores românticos buscavam retratar o drama da humanidade, amores trágicos e ideais utópicos. Divididos em três gerações com características bem peculiares. ... Conheça agora os principais autores desse período no Brasil e mais características desse momento da literatura.
Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio.