Principais características do Quinhentismo As temáticas características do quinhentismo envolvem a descrição do território, os hábitos (alimentares, de higiene e trabalho) das populações indígenas, as grandes navegações, os recursos naturais dos lugares explorados, e o trabalho realizado pelos padres.
É um período literário que reúne relatos de viagem com características informativas e descritivas. São textos que descrevem as terras descobertas pelos portugueses no século XVI, desde a fauna, a flora e o povo.
o Tratado da terra do Brasil e a História da Província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil, de Pero de Magalhães Gândavo (1576); a Narrativa Epistolar e os Tratados da Terra e da Gente do Brasil, do jesuíta Fernão Cardim (1583); o Tratado descritivo do Brasil, de Gabriel Soares de Sousa (1587);
O quinhentismo tem, como tema central, os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material, relacionada com as Grandes Navegações, e a conquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contrarreforma e representada pela literatura jesuítica da Companhia de Jesus.
Importância do quinhentismo A produção literária do quinhentismo é de suma importância para a história, a filosofia e a literatura, pois é através dela que podemos analisar os relatos de como era o Brasil e o seu povo naquele período, mesmo que visto pelo homem europeu com costumes e realidades diferente da nossa.
Início: 1500 ( na época do descobrimento do Brasil pelos portugueses.) Fim: 1600 ( quando foi publicado Prosopopéia, de Gonçalves de Magalhães, que ja tinha tendencias barrocas.)১৮ জানু, ২০১৮
O maior representante deste tipo de literatura entre os jesuítas foi o padre José de Anchieta. ... Também com a intenção de catequizar os índios, impor os conceitos europeus a eles, Anchieta foi o introdutor do teatro no Brasil.
José de Anchieta (1534-1597) foi um padre jesuíta espanhol. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II e canonizado pelo Papa Francisco, em 3 de abril de 2014. Foi chamado o Apóstolo do Brasil, pela identificação com seus discípulos aos quais dedicou sua vocação missionária e o seu talento literário.
O objetivo de suas peças era o converter os indígenas em um projeto missionário aliado ao projeto colonizador. O teatro foi introduzido no Brasil pelos colonos, que apresentavam nas igrejas, à moda portuguesa, os seus autos, arranjados ali mesmo, ou, mais provàvelmente, levados de Portugal.
José de Anchieta foi o precursor do teatro no Brasil e a figura principal da literatura de catequese. Foi um padre jesuíta espanhol que escreveu cartas, sermões, poemas e peças teatrais sobre o Brasil. De sua obra merecem destaque: ... Poema à Virgem; A Cartilha dos Nativos (Gramática Tupi-Guarani);
Essa categoria literária de caráter religioso, foi considerada uma das primeiras manifestações literárias no Brasil, explorada sobretudo, pelos jesuítas.
No que se refere aos nomes de maior relevância na Literatura Jesuítica, eles são: