Entre outras características inerentes ao conhecimento científico, destaca-se o fato de ser: racional, objetivo, factual, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.
Resposta correta: O conhecimento científico caracteriza-se por ser um conhecimento real, contingente, sistemático, verificável, falível e aproximadamente exato. ... Resposta correta: O conhecimento empírico caracteriza-se por ser um conhecimento valorativo, reflexivo, assistemático, verificável, falível e inexato.
O contributo da ciência para a sociedade é inquestionável, na medida em que possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e muitos outros, melhorando a qualidade de vida das populações e enriquecendo as sociedades intelectual e culturalmente.
Por meio dos seus métodos e instrumentos, a ciência nos permite analisar o mundo ao redor e ver além do que os olhos podem enxergar. O empreendimento científico e tecnológico do ser humano ao longo de sua história é, sem dúvida alguma, o principal responsável por tudo que a humanidade construiu até aqui.
Verificado por especialistas. Olá! A ciência possibilitou diversos avanços na história da humanidade e podemos citar aqui o avanço na medicina no que diz respeito a prevenção e ao trato de determinadas doenças, que tem salvado milhões de vidas todos os anos.
O papel das ciências é conhecer os fatos bem como o seu grau de incerteza, avaliar as implicações possíveis, encontrar formas de reduzir os mecanismos causadores adversos e propiciar, à sociedade, desenvolvimento dentro dessas limitações.
As pesquisas no campo da Química são fundamentais para a solução das grandes questões globais, como a demanda energética ou as mudanças climáticas. Reciclagem: Reações químicas controladas que permitem que matérias-primas sejam recuperadas para nova utilização. ...
Para que a ciência possa desempenhar o seu papel, ela elabora instrumentos próprios, que são chamados teorias, conceitos, métodos. Aproximar-se da ciência, usar os seus recursos, tornar-se capaz de entendê-la e de utilizá-la, exige conhecimento dos instrumentos e da linguagem da ciência.
As consequências são a fuga de cérebros e o atraso tecnológico do país.
Desta forma a disciplina de Ciências tem como objetivo socializar o conhecimento científico que resulta da investigação da natureza para interpretar racionalmente os fenômenos naturais observados, resultantes das relações entre elementos fundamentais como o tempo, espaço, matéria, movimento, força, campo, energia e ...