Sangramento no nariz envolve um sangramento do interior do seu nariz. Também chamadas de epistaxes, as hemorragias nasais podem ser assustadoras, mas raramente indicam um problema grave. Hemorragias nasais frequentes são aquelas que ocorrem mais de uma vez por semana.
As causas mais comuns de sangramento nasal são o ressecamento associado ao tempo seco e traumas como assoar ou cutucar o nariz com muita força. Alergias, desvio de septo, sinusite, uso frequente de sprays nasais ou drogas aspiráveis também podem levar à hemorragia.
A hemorragia nasal é um sangramento através das fossas nasais que pode se originar delas mesmas, dos seios paranasais, da tuba auditiva ou da rinofaringe. Já a epistaxe é definida como um sangramento originário da mucosa nasal, representando uma alteração da hemostasia normal do nariz.
Deitar a cabeça para trás nem deitar, pois a pressão das veias diminui e aumenta o sangramento; Introduzir cotonetes no nariz, pois pode fazer traumatismos; Pôr água quente no nariz; Assoar o nariz durante pelo menos 4 horas após o nariz sangrar.
- Sente-se em posição ereta e incline-se levemente para frente. - Aperte a narina que está sangrando por cinco a dez minutos. - Não assoe o nariz. - Se continuar a sangrar, aplique compressa de gelo na base do nariz ou na nuca.
Aperte o nariz durante 10 minutos; Passado este tempo, se a hemorragia continuar, colocar um pano com gelo sobre o nariz; Cuidar para que ela não se afogue com o próprio sangue; Procurar um médico.
Deitar a pessoa e colocar uma compressa esterilizada ou um pano lavado no local da hemorragia, exercendo uma pressão; Caso o pano fique muito cheio de sangue, é recomendado que sejam colocados mais panos e não retirar os primeiros; Fazer pressão no ferimento por pelo menos 10 minutos.
Quando é interna, pode ser mais difícil de identificar, porém os sinais que indicam a presença de uma hemorragia deste tipo são:
O principal sintoma de hemorragia menstrual é a perda de sangue excessiva que dura mais de 7 dias....Sintomas da hemorragia menstrual
Quando existe hemorragia interna, a identificação se faz por meio de sinais e sintomas clínicos. Constitui sinal de hemorragia. (A) Ausência de respiração, (B) Frequência respiratória normal.
Uma hemorragia pode ser pequena e pouco significativa ou importante e até letal. Um dos critérios usados para classificar as hemorragias é dividi-las em quatro classes, de acordo com o volume de sangue perdido. Perda de até 15% do sangue . Perda de 15 a 30% do sangue .
O sangue de origem venosa possui menor pressão e é de tom vermelho escuro, por ser pobre em oxigênio. Sua perda é menos grave quando comparado ao arterial, contudo, a demora no atendimento, podem ter consequências fatais.
Nas hemorragias arteriais, o sangue é vermelho vivo, e a perda é pulsátil, como se o sangue fosse ejetado com certa pressão, esse tipo de hemorragia é grave pela rapidez com que a perda de sangue se processa.
A hemorragia pode ser classificada como externa ou interna. Dizemos que a hemorragia é externa quando a lesão causa perda de sangue na superfície do corpo e é visível ao exame clínico. Na hemorragia interna, não podemos ver a saída do sangue, uma vez que a lesão envolve a parte interna do organismo.
As hemorragias internas são emergências que requerem tratamento médico imediato. Os sinais clínicos associados são a palidez das mucosas, debilidade, diminuição da temperatura corporal e um aumento da frequência cardíaca e respiratória.
Nesse caso, a água pode ser fatal. “Um dos sintomas de hemorragia interna é a sede. Caso o sujeito ingira água, a hemorragia irá progredir mais rápido, levando a pessoa a óbito”, conta o profissional.
Por diversos fatores, pois dependendo da gravidade do acidente possa ser que o esôfago traqueia possam estar comprometidos, de modo que a água pode passar acidentalmente para o pulmão e agravar o estado atual do paciente.
Mas há exceções. Uma hemorragia interna pode matar com só 10% de perda de sangue. Já o corte de uma veia do braço pode levar a pessoa a perder mais de 30% do sangue e seguir consciente, porque a velocidade do sangramento influi diretamente na capacidade de recuperação do corpo. E como é a morte por falta de sangue?২৭ জানু, ২০১৩