Carboidratos, lipídeos e proteínas são macronutrientes presentes nos alimentos para o fornecimento de calorias/energia. A energia é utilizada para as funções vitais do organismo: respiração, circulação, síntese protéica, renovação celular e trabalho físico.
Os alimentos são compostos por vitaminas, sais minerais, carboidratos, proteínas, lipídios e ácidos nucleicos. Os carboidratos possuem função energética primária, sendo a primeira fonte energética. Os carboidratos são armazenados no ser humano pela forma de glicogenio.
As tabelas de composição de alimentos são documentos com informações sobre a composição nutricional, como carboidratos, lipídeos, fibras, proteínas, minerais, vitaminas e outros compostos, de diversos alimentos.
A tabela nutricional, ou quadro nutricional, como também é chamada, tem como principal função informar aos consumidores as propriedades e as composições das substâncias nos ingredientes contidos nos produtos, tais como: quantidade de proteínas, açúcar, sódio, carboidratos, gorduras, fibras, etc.
O valor nutritivo do alimento é definido como uma medida de sua capacidade em sustentar grupos de atividades metabólicas inerentes ao organismo animal (BLAXTER, 1956).
- Quais alimentos devem ser a base de uma alimentação saudável. Como mencionado, os alimentos que devem ser prioritários para uma alimentação saudável são os alimentos in natura ou os minimamente processados, como legumes, verduras, frutas, arroz integral, grãos de trigo, feijão de todas as cores, entre outros.
Se alimentar de forma saudável e equilibrada é essencial para garantir qualidade de vida. Isso porque, além de fornecer energia e bem-estar geral, através de uma boa alimentação é possível prevenir e combater doenças, manter o peso corporal saudável e ter um bom desenvolvimento físico.
Resumo: A alimentação tem grande importância no processo saúde-doença. Sendo assim, a Nutrologia atua de maneira a evitar que o paciente sofra com déficits nutricionais, preservando-o de complicações decorrentes do desequilíbrio metabólico.
Hipolabor ensina: que cuidados devemos ter com a medicação de diabéticos
Diabetes mellitus - DM O DM é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. Caracteriza-se por hiperglicemia crônica com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas.
Educar e monitorar o paciente em uso de insulinoterapia, demonstrar a aplicação da insulina, fornecer esquema de rodízio ao paciente, instruir sobre como é realizada a aspiração das unidades de insulina e mesmo as complicações que podem ocorrer nos locais onde se aplica insulina, assim como o armazenamento, conservação ...