A bebida é produzida pela Quaker Oats Company, uma divisão da PepsiCo, e é comercializada em vários países. Gatorade foi formulado para ajudar atletas a repor os líquidos e sais minerais perdidos com o suor e fornecer energia para os músculos, energia que se perde durante a prática de atividades físicas.
Quando tomar Costuma ser indicado de 15 a 20 minutos antes da atividade física, para fornecer energia caso o atleta não consiga fazer uma refeição pré-treino e não seja adepto do exercício em jejum.
Através de seus componentes as bebidas isotônicas ajudam a repor a energia gasta e restabelecer o equilíbrio orgânico, o que justifica serem chamadas de “repositores hidroelétricos”, que são repositores de água e íons.
O alerta é dirigido especialmente a quem tem problema cardíaco ou sofre de hipertensão. O cardiologista Raimundo Marques, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, enfatiza que, para essas pessoas, o consumo de guaraná em pó ou do extrato da planta é totalmente proibido.
Por possuir propriedades lipolítica (redução de gordura corporal), estimulante e vasodilatadora, muitas vezes o guaraná é usado também no tratamento contra celulite, depressão nervosa e enxaqueca.
É recomendado ingerir de 1 a 2 colheres de café de pó de guaraná, diluída em água, leite, chá ou suco, de 2 a 3 vezes ao dia, sendo a primeira dose em jejum. Também pode ser utilizado em forma de cápsula, basta seguir a recomendação do fabricante.