E para dar início aos negócios de criação de peixes, primeiro, é preciso analisar o mercado e descobrir para quem vender e assim planejar o que criar, ou seja, as espécies de peixes que serão cultivados, em que quantidade, qual o preço e quais as técnicas utilizadas.
O produtor que deseja iniciar uma criação de peixes deve antes se informar como é o mercado, quais as espécies comercializadas, peso e tamanho de venda e as formas de apresentação do produto. A seguir, as principais variáveis a serem conhecidas.
Os taludes do dique devem ter uma inclinação de 2:1, ou seja, 2m de largura por 1m de altura mas, no lado em que se encontra a água, ela deve ser de 3:1. O lado da barragem que fica em contato com a água deve ser coberto por pedras para protegê-lo, evitando erosão.
Confira as vantagens de cada uma!
Os tanques precisam de um local com bastante espaço disponível para a construção e ela envolve um processo de fazer desde a marcação do terreno, limpeza, escavação e enchimento da fundação, antes de erguer a barragem e fazer a construção em si. Recomenda-se 1m² para cada peixe no tanque.
Os de boa genética custam em torno de R$ 150 o milheiro. Cada tanque no padrão adotado pelo piscicultor custa em torno de R$ 1,5 mil reais e tem capacidade para dois mil alevinos.
A principal adubação dos viveiros deve ser a orgânica. Os adubos de melhor qualidade para a piscicultura são os estercos de aves e suínos, sendo também utilizados os estercos de bovinos e de outros animais. Podem ser utilizadas fezes frescas, mas os estercos curtidos surtem efeitos superiores.
Uma maneira de aclimatar o biofiltro é cultivar um pequeno estoque de peixes e alimentá-los com pequena quantidade de ração. A pequena quantidade de amônia aclimatará o biofiltro, lentamente, sem afetar o peixe. Após o filtro começar a transformar a amônia em nitrito e nitrato, acrescentam-se mais peixes e ração.
A calagem é a adição de cal- cário ou cal virgem ao solo que tem com o objeti- vo diminuir a acidez e fornecer nutrientes para as plantas, como os íons cálcio e magnésio.
Tilapia não pedir muito. Na verdade, eles só têm cinco necessidades básicas: água potável , oxigênio , alimentacão , luz e espaço para nadar . Dê seu tilápia essas coisas, e eles vão ficar saudável e crescer rápido.
A tilápia do Nilo é a mais cultivada ao redor do mundo, mas o interesse nas tilápias vermelhas cresce a cada dia. Tilápias do Nilo tem desovas mais confiáveis e produzem quantidades mais consistentes de alevinos do que a tilápia vermelha.
Características Técnicas