Nível trófico, também conhecido por nível alimentar, representa o conjunto biótico (animais e vegetais) que integra o mesmo ecossistema, e nesse possui semelhantes hábitos alimentares. ... Todos os consumidores que se alimentam de seres produtores são considerados consumidores primários ou de primeira ordem (herbívoros).
Produtores, consumidores e decompositores são os diferentes níveis tróficos observados nesse esquema. Cada organismo ocupa uma posição diferente, de acordo com seus hábitos alimentares, na cadeia alimentar.
Os “níveis tróficos” ou “níveis alimentares” representam a hierarquia dos graus alimentares. Eles indicam a ordem em que a energia flui numa determinada cadeia alimentar (ou cadeia trófica), por meio de processos que comportam o transporte de energia e matéria no ecossistema.
Decompositores são os seres vivos que se alimentam de cadáveres de plantas e animais, garantindo a decomposição e a reciclagem da matéria orgânica presente neles e possibilitando o reaproveitamento dessa matéria por outros seres vivos. São representados por fungos e bactérias.
Significado de Trófico adjetivo Relativo à alimentação (de um indivíduo, de um tecido vivo etc.).
Esses animais são herbívoros e pastam, principalmente, ao entardecer. Alimentam-se de gramíneas e até mesmo de plantas aquáticas. Capivaras adultas podem comer mais de 5 kg de comida, dependendo de seu tamanho.
A conclusão da pesquisa foi de que o ser humano ocuparia na escala trófico algo próximo ao número 2,21. Bem longe do topo e próximo a seres como o porco e anchovas peruanas (que se alimentam de zooplanctons). O topo na verdade, é ocupado por animais como o urso-polar e a orca (que na escala trófica chegam a 5,5).
As aves de rapina (como esta águia-de-cabeça-branca) ocupam o topo de suas cadeias alimentares e são superpredadoras. As hienas são animais que ocupam lugares cimeiros na cadeia alimentar.
Onthophagus taurus
Hipopótamo
Os herbívoros possuem uma função muito importante na cadeia alimentar, uma vez que são os consumidores primários. Eles são responsáveis por levar até aos animais carnívoros, as vitaminas e a energia presentes nas plantas.
Os animais carnívoros são aqueles que se alimentam predominantemente da carne de outros animais. Chamados de predadores, eles são consumidores que podem ser identificados de duas formas diferentes: consumidores secundários: se a fonte de alimentação for os animais herbívoros.