- Fatores que contribuíram para a recuperação do Japão após a segunda guerra mundial: Auxilio dos Estados Unidos para se reerguer; Investimento em educação e tecnologia; Estimulo para o desenvolvimento de industrias.
Tendo como pano de fundo uma população disciplinada, baixos salários pagos aos trabalhadores e condições deploráveis de trabalhos nas fábricas, o Japão começou a se desenvolver. Esse desenvolvimento rápido gerou também consequências negativas, como a intensa poluição do meio ambiente e degradação do trabalhador.
Resposta. Resposta: O grande investimentos das indústrias privadas em novas fábricas e equipamentos. As famílias começaram a poupar e gerando assim lucros nas instituições financeiras amplo recursos para investimentos em setores privados.
Alemanha se reergueu mais rápido, mas foi ultrapassada pelo Japão. Os dois países derrotados na Segunda Guerra (1939-1945) se reergueram graças a fatores econômicos, políticos e até culturais. ... Além de aproveitar essas instalações, os dois países contaram também com grande ajuda estrangeira para se reerguer.
Em 1945, muitas pessoas acreditavam que a Europa Ocidental jamais iria se recuperar da Segunda Guerra Mundial. Cidades, fábricas, portos, estradas e ferrovias haviam sido bombardeados e muitas fazendas foram destruídas. Mas com a ajuda dos Estados Unidos, a Europa Ocidental se recuperou. ...
Com a fragmentação da União Soviética e o consequente fim do bloco socialista, instaurou-se uma Nova Ordem Mundial com completa hegemonia do capitalismo. Se iniciou uma nova etapa produtiva e econômica liderada por conglomerados empresariais que detinham grandes volumes de capitais.
Nesse mundo pós-Guerra fria, surge uma famosa polêmica: mundo monopolar ou multipolar. ... Para a maioria dos intelectuais, a ordem pós-Guerra fria é multipolar, tomando como referencial o fator econômico, enfatizando três grandes centros de poder: EUA, Japão e União Europeia.
A Guerra Fria termina com a Queda do Muro de Berlim (1989) e o fim da União Soviética, em 1991. Os Estados Unidos foram os vencedores deste peculiar conflito, pois sua situação econômica era superior à russa.