Qual O Tipo De Ligaço Atmica?

Qual o tipo de ligaço atmica

Perceba nesse exemplo que, como o cálcio precisa perder dois elétrons, um átomo de flúor não é suficiente (pois o flúor só necessita de um elétron para se estabilizar), dessa forma, são necessários dois átomos de flúor para que o composto se torne estável.

Um exemplo de ligação iônica em nosso cotidiano é o sal de cozinha (NaCl). Essa substância é o resultado da união entre um átomo de sódio (metal) e um átomo de cloro (ametal).

Quais são os tipos de ligações químicas?

Neste tipo de ligação, os metais possuem a tendência em ceder elétrons, assim transformando-se em cátions (íons positivos) e os ametais e o hidrogênio, recebem esses elétrons, tornando-se ânions (íons negativos).

Além disso, as ligações covalentes podem ser classificadas como polares ou apolares. As substâncias moleculares polares são formadas por átomos que apresentam diferente valores de eletronegatividade, ao contrário das substâncias moleculares apolares em que os átomos possuem o mesmo valor de eletronegatividade.

Essa teoria também pode ser chamada de Regra do Octeto, já que os átomos realizam ligações químicas, onde perdem, ganham, ou compartilham elétrons da camada de  valência, com o objetivo de atingirem a estabilidade próxima a um gás nobre.

O que é Ligação Química?

O que é Ligação Química?

Esse tipo de ligação ocorre entre metais. Os metais são elementos eletropositivos, ou seja, possuem facilidade em doar seus elétrons, além de serem bons condutores.

Tudo depende de quantos elétrons o átomo tem em sua camada mais externa. E podemos descobrir isso de uma forma muito simples: basta saber qual é o número da família do elemento na Tabela Periódica! 

Ligação covalente

O sal de cozinha, que tem na casa de todos nós, é uma molécula formada por uma ligação iônica, ela é composta pelo sódio e pelo cloro . Eles se juntam e formam uma molécula de carga neutra.

Eu vou deixar logo aqui em seguida dois vídeos bem rapidinhos, produzidos pela equipe super dedicada do Responde Aí, que falam sobre ligação iônica e ligação covalente, respectivamente.

A regra do octeto 

A regra do octeto 

Também chamada de Ligação Molecular, a covalente é imprescindível para entender quais são os tipos de ligações químicas. Nessa ligação, acontece o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis. Este tipo de ligação acontece entre átomos de hidrogênio e semimetais.

A ligação covalente dativa ou ligação coordenada ocorre quando um dos átomos envolvidos na união apresentam sua eletrosfera completa com oito elétrons e o outro átomo, necessita de dois elétrons para atingir sua estabilidade. 

A única exceção entre eles é o Hélio (H), que possui apenas uma camada eletrônica (camada k), e dessa forma, possui dois elétrons, que é a quantidade máxima possível de elétrons nessa camada.

Resumo

Pratique exercícios de Química com o Simulado Beduka do Enem, ele é totalmente gratuito e personalizável!

Dessa forma, cada tipo de ligação química diz respeito à dinâmica dos elementos quanto às suas formas para atingir a estabilidade: recebendo, doando ou compartilhando seus elétrons.

Ligações química e a regra do octeto

Depois de ler este resumo sobre quais são os tipos de ligações químicas, resolva os melhores exercícios sobre ligações químicas (com gabarito)!

A partir disso, os chamados elétrons livres formam um “mar de elétrons”, também chamada de “nuvem eletrônica”, essa nuvem produz a força que une os metais.

Este conceito foi usado pela primeira vez em 1920, pelo químico Gilbert Newton Lewis, para explicar por que os átomos se mantêm unidos para formar as substâncias e como eles permanecem unidos ao longo de milhares de anos.

Videoaulas

Importante ressaltar que na universidade, o modelo de ligação dativa não é empregado, isso porque não é necessário escrever na fórmula eletrônica de que átomos os elétrons vieram. 

Mas sabe o que é mais legal? É que os ânions e os cátions se unem para formar a ligação iônica, porque olha, se tem um átomo que quer perder elétron e outro que quer ganhar nada mais justo que se juntarem e todos ficarem felizes não é mesmo? hahaha

Quais as propriedades das forças intermoleculares?

Assim, as interações intermoleculares são determinantes das propriedades da substâncias. Dependendo de como as moléculas interagem, as substâncias podem ter diferentes estados físicos, solubilidade, ponto de fusão e ebulição, densidade e até a tensão superficial dos líquidos.

Como as forças intermoleculares justificam o comportamento?

Quanto maior a força intermolecular envolvida, maior o ponto de ebulição de uma substância. As substâncias orgânicas são formadas em sua maioria por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

Qual das seguintes tem a força de ligação mais fraca?

Dessa forma, a ligação química mais forte é a iônica, em que a diferença de eletronegatividade dos elementos é maior do que 1,7. Já a ligação mais fraca, é representada pelas ligações covalentes, em que existe somente um compartilhamento de elétrons.

Que tipo de ligação atômica é mais frágil?

A tendência ou força que um átomo tem para capturar elétrons é chamada de eletronegatividade. Assim, entenderemos como forte (neste texto) um átomo que possui grande eletronegatividade e como fraco os de baixa eletronegatividade. O flúor é o mais forte e o frâncio o mais fraco.

Qual é o objetivo da ligação química quando há a interação entre os elementos?

Ligações químicas são conjunções estabelecidas entre átomos para formarem moléculas ou, no caso de ligações iônicas ou metálicas, agregados atômicos (superátomos) organizados de forma a constituírem a estrutura básica de uma substância ou composto. Na natureza existem por volta de uma centena de elementos químicos.