Cães das raças Pitbull e suas variações - como Staffordishire, Bull Terrier, American Bully -, além do Rottweiler, Fila Brasileiro, Doberman e Mastim Napolitano, devem usar a focinheira, pois são considerados como raças de potencial agressivo, segundo a legislação brasileira.
O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Os cães de raças notoriamente violentas e perigosas só podem ser levados aos parques, praças ou vias públicas, onde ocorra a presença de crianças ou pessoas indefesas, com a utilização de coleira, guia curta de condução, enforcador e focinheira.
A sua segurança e a dos outros é importante em um ambiente urbano. A focinheira para cachorro jamais deve ser utilizada de forma permanente (exceto quando indicado por especialista veterinário ou educador canino profissional).
Características
Melhor Focinheira para Cachorro: Conhecendo Alguns Destaques do Mercado
Para fazer isso, comece tornando a focinheira mais um objeto. Deixe-a sempre ao alcance do animal, ele deve poder cheirar e vê-la entre os brinquedos e outros objetos da casa. Depois, coloque alguns prêmios ou comida apetitosa ao redor do objeto. Dessa forma, ele será atraído pela focinheira.
Acalme o seu cão antes de amordaçá-lo. É fácil para um cão agitado virar-se e morder. Tente ficar atrás do cão, falar com calma a ele e deixá-lo saber onde você está em todos os momentos. Coloque gentilmente a focinheira sobre o focinho do cão.
Você, como treinador, age como o líder da matilha, e o cão vai imitá-lo. Todo cão valente tem que saber obedecer comandos. Sentar, dar a pata, falar, parar, quieto, para dentro, para fora, silêncio, deitar, descer, subir, são apenas alguns dos comandos que o cão tem que aprender para ser um cão valente e não violento.
A melhor forma de saber o tamanho correto é medir o comprimento do focinho e comparar com o tamanho das focinheiras (veja acima). Para medir o tamanho do focinho, meça a distancia entre a região dos olhos até a ponta do focinho.
Pegue uma fita métrica e comece pelo diâmetro do focinho. Para fazer isso, coloque a fita métrica perto do término do pescoço (na região do focinho ainda) e estique próximo a região do olho do cão em linha reta, os centímetros será o diâmetro do focinho do seu pet.
Se o estímulo que o incomoda for você, deixe-o quietinho no canto dele até ele ficar mais calmo. Já se o estímulo que deixa seu cachorro agressivo for outra pessoa ou pet, e você estiver com ele na coleira, não pense duas vezes e leve-o para a direção oposta.
Fale com suavidade. Ao bater palmas, seja delicado. Se o cão não reagir a você ou demonstrar extremo estresse, afastando a cara e ficando rígido, pode estar estranhando a sua presença. Nesse caso, tente se entrosar com o filhote e reiniciar o teste algum tempo depois.
A primeira coisa sobre o que fazer quando o cachorro ataca o dono é levar seu amigo ao veterinário a fim de se certificar de que não há nada de errado com a saúde física dele. Feito isso, procure identificar quais são os momentos em que o pet se mostra mais agressivo.
O cachorro rosna quando tem algo na boca Siga estes simples passos para o conseguir: Utilize o seu brinquedo favorito: uma bola ou um brinquedo de morder. Permita que brinque com ele durante um tempo sem o tentar tirar. Use guloseimas saborosas, deve ser algo que saiba que realmente gosta.
Ande na frente e ignore quando necessário Sim, passar primeiro pelas portas é um sinal de liderança para os cães, por isso sempre passe na frente do seu cão e faça o cachorro voltar e depois passar atrás de você no caso dele passar na frente.
O cachorro rosnando para o dono pode significar muitas coisas, já que o som é usado como uma forma dele se comunicar com o tutor. Por isso, é importante conhecer bem o seu amigo para conseguir identificar o que ele está tentando dizer.
Um cachorro estranhando o dono sem motivos aparentes, evitando o contato com seus familiares e tentando morder todo mundo pode ter algum problema de saúde. Por isso, se seu melhor amigo apresenta problemas de conduta, a primeira coisa a se fazer é levá-lo ao veterinário.
No caso dos cachorros, parte dos estudiosos defende que o ciúmes deles seria algo mais primitivo, um sentimento de posse relacionado a sua posição em uma matilha. De acordo com esses especialistas, o ciúme seria, na verdade, uma forma de se mostrar mais forte e manter seu status.
Qual é o papel do dono no comportamento do animal? O latido é uma resposta a um conflito. É um sinal que o cachorro emite quando ele não sabe o que fazer. Por exemplo, quando um estranho se aproxima do portão e o cachorro está com medo, porque não pode se afastar, então ele late.
Ao identificar a postura defensiva ou apreensiva em algumas pessoas, os cachorros podem latir ao se sentir estressados ou com medo nessa situação, ou simplesmente para assustar e frustrar qualquer tentativa de ataque que possa surgir dessa pessoa em estado defensivo.
Os cães latem por muitas razões: medo, excitação, ansiedade, tédio, como uma maneira de dar algum aviso e, às vezes, simplesmente para chamar a atenção. Ter o cachorro latindo muito pode ser desconfortável, mas esta é uma das ferramentas de comunicação mais importantes dele.
O acúmulo de energia faz com que o cão foque seu gasto energético latindo. Assim ele libera a ansiedade e frustração e os latidos acabam sendo auto recompensantes para ele. Ou seja, toda vez que ele ficar ansioso ou frustrado ele sabe que pode se aliviar latindo.
Principais técnicas para o cachorro parar de latir
Como já foi dito, os cachorros vão latir naturalmente, o importante é que não seja excessivo. Para não estressar seu amigo, cada vez que ele fizer barulho, imponha um limite de latidos. Por exemplo, deixe ele latir 5 vezes sem incomodá-lo. Após este número, comece a pedir, de maneira calma e firme, que ele pare.
Geralmente, a maneira mais rápida e eficaz para acabar com o barulho é conversar cara a cara com o vizinho e encontrar uma boa solução. Se isso não fizer efeito, chame a polícia para resolver o problema por você. Enquanto isso, tente utilizar um apito para cachorro ou algum outro método que o auxilie a ficar quieto.
Se não quiser que todos confrontem juntos o dono do cachorro, peça aos outros para o contatarem individualmente. Caso os latidos continuem por uma semana, junte-se a pelo menos dois outros vizinhos e tente conversar com o dono do cachorro. Às vezes ele também se incomoda, mas não sabe o que fazer.
Se o animal estiver a fazer qualquer tipo de ruído entre as 23h da noite e as 7h da manhã, os vizinhos que se sintam incomodados podem pedir às autoridades policiais para “ordenar à pessoa ou pessoas responsáveis pelo animal a adopção das medidas adequadas para fazer cessar, de imediato, o ruído produzido”.
cara se já conversou não resolveu, FAÇA UM BO e depois grave os latidos do cachorro e se possivel infernize a vida dele. FAÇA UMA GRAVAÇÃO dos latidos, coloque para tocar no aparelho de som, diraja as caixas para o muro do vizinho e pronto. LIGUE O APARELHO AS 8:00 da manha e deslique as 22:00 HORAS.
Nestes casos, o cidadão que tiver seu direito violado, deve, munido de bom senso, buscar uma delegacia e registrar sua reclamação respaldada pela Lei 3.
Outros animais, que não o homem, ouvem uma faixa de freqüência diferente. Os cães escutam entre 15 Hz e 50 kHz. A partir de 20 kHz, faixa que o homem não detecta, o som pode se tornar incômodo a eles. Os animais que usam o som para se guiar têm capacidades auditivas ainda mais vastas.