Facas de chef
Assim como a faca do chef (chef's knife), a Santoku é uma faca para uso geral, de origem japonesa. Santoku significa “três virtudes”, ou “três usos”, referindo-se às três tarefas que essa faca desempenha muito bem: cortar, picar e fatiar. Uma faca Santoku típica é menor, mais leve e mais fina que uma faca do chef.
Santoku é um tipo de faca fina com lâmina larga De origem japonesa, a Santoku também é superprática: serve para cortar, fatiar e picar carnes, vegetais, legumes, frutas e outros alimentos.
O ossinho do dedo servirá de apoio para a faca deslizar sem riscos de te machucar. Tente trabalhar sempre com a ponta da faca apoiada na superfície de trabalho, movimentando a faca para cima e para baixo. Vai deslizando o dedo para trás a ponto que a faca vai cortando o alimento em questão.
Ao cortar, feche a mão que segura a verdura em garra, para te proteger de cortes. Para ter firmeza, segure a faca logo atrás da lâmina. Não corte com a ponta da faca, mas sim movimentando a parte mais larga da lâmina da frente para trás.
A faca deve ser movida para cima e para baixo de maneira esticada. A posição correta da lâmina no suporte determina sua função e impede erros de corte ou acidentes. Se você não se acostumar com a sensação do aperto correto, terá muitas dificuldades.
Quando pegar a faca, o seu dedo indicador deve ficar do lado de fora da lâmina, no lado plano, e os seus outros três dedos devem apertar a parte de cima do cabo, perto da lâmina. Deve estar paralela ao seu corpo. Esse é o modo apropriado de segurar uma faca de cozinha, pois oferece ótimo controle e precisão nos cortes.
– Sempre utilize o utensílio sobre uma tábua, de madeira ou material sintético. – Assim que terminar de usar, lave o cutelo e deixe secar, para que não fique úmido por muito tempo. – Nunca corte um alimento em cima de cerâmica ou tábua de vidro. Tais materiais causam atrito e danificam o fio de corte.
Aprenda a cortar cebola como um verdadeiro chef e facilite a sua vida na cozinha!...Julienne
Ponha o alimento sobre a tábua de corte e segure a faca com a mão dominante. Deixe a mão não dominante espalmada e apoie-a nas costas da lâmina, deixando as bases dos dedos contra o metal. Mantenha essa mão bem aberta e, com a outra mão, deixe a faca oscilar para a frente e para trás para cortar o alimento.
Retire apenas uma das pontas, tire a casca da cebola e, apoiando uma das metades na tábua, faça cortes na cebola no sentido do comprimento, com mais ou menos 3 mm de largura. A cebola vai ficar parecendo um leque. Apare por fim a raiz da cebola, e você terá tirinhas perfeitas.
Vá movimentando a sua mão para longe da borda e da faca enquanto pica a alface, até chegar na outra ponta. Corte as tiras na horizontal se quiser que elas fiquem mais curtas. Deixe o pedaço de alface com a parte cortada virada para baixo e corte as tiras na espessura que quiser.
Cortar alface com faca: o que acontece Talvez você nunca tenha parado para pensar como cada forma de preparar a salada pode interferir no valor nutricional do alimento. ... “É só utilizar uma faca de aço inox; mesmo porque não sei nem se tem faca de cozinha que não seja de aço inox, hoje em dia”, explica o professor.
A toalha de algodão umedecida é o melhor truque para conservar alface fresca e crocante, pois ela mantém a umidade ao mesmo tempo que permite a troca de ar dentro da geladeira.
Corte a parte dura que fica na base do pé de alface e separe as folhas, descartando as mais externas; Deixe as folhas de molho por 15 minutos em uma solução feita com 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água; Enxágue muito bem a alface em água corrente fria, inspecionando o aspecto de cada folha.
"Nada deve ser consumido indiscriminadamente. Nem mesmo alface! Além de ser calmante, vejo muita gente começar a fazer dieta e se jogar na alface. Rica em manganês, ela pode prejudicar o funcionamento da tireoide se for ingerida em demasia, atrapalhando o processo de emagrecimento.
A dica mais comum para recuperar alface murcha é colocar as folhas dentro de uma macia com água bem gelada e deixar as folhas de molho por uns 20 a 30 minutinhos. Elas vão “reviver” e ficar mais crocantes. Se for possível, deixe a bacia na geladeira durante esse tempo para manter a temperatura.
Se estiverem um pouco murchinhas, elas podem voltar a ficar alegres e no ponto para uma salada. Mas se estiverem muuuuito murchas, talvez não dê mais para usar em uma boa salada. Aí a solução é usar de outra forma, não jogar fora.
Sim, é um processo de osmose. Como o meio está hipertônico, ou seja, com muito soluto (sal) a célula começa a perder agua para o meio externo através da osmose, tentando fazer um equilíbrio no meio. Como as células do alface perderam água, ela murcha.
As saladas murcham devido à osmose, que é a passagem de água do lado de dentro da folha (menos concentrado) para o lado de fora (mais concentrado), fazendo com que a folha murche.
Como manter o alface crocante por mais tempo
Afaste uma folha da outra, avalie as pontas das folhas, retire tudo que possa indicar impureza. – Em seguida, coloque as folhas da alface em um recipiente com água fria e deixe de molho por até 5 minutos. – Agora, coloque de molho novamente em um recipiente com água fria e vinagre!
Coloque a alface limpa em um escorredor e cubra o topo do coador com um pano de prato limpo, envolvendo-o em torno das bordas. Agite-o sobre a pia, movendo-o em todas as direções. Remova a toalha e use verduras.
Assim, as verduras de folha vão sempre no fundo do pote. Ela dá a dica de deixá-las sempre inteiras ou rasgadas, mas se não for possível usar faca fora de casa, a especialista sugere que elas vão picadas mesmo, mas sempre com o cuidado de não deixá-las muito pequenas para que não percam as fibras alimentares.
Como conservar alface lavada na geladeira