Método simples para calcular a quantidade de lâmpadas Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20m² de área, serão necessários de 2000 (100 x 20) a 4000 (200 x 20) lúmens.
Como calcular a iluminância para ambientes “Lux é a quantidade de fluxo luminoso por metro quadrado. Seu cálculo é feito pela quantidade de fluxo luminoso de uma lâmpada (lúmen) dividido pelo metro quadrado do espaço”, informa a profissional.
Um lux é igual a um lúmen por metro quadrado (lux = lúmens/m2). Essencialmente, à medida que a luz partir do emissor, ela se dispersará por uma área. Quanto mais a luz tiver que viajar, mais ela será dispersa.
EXEMPLO: Em uma cozinha de 5m2 preciso de 300 lúmens por m2 (valor da tabela abaixo): 5x300=1500 lúmens. Veja na imagem acima que a lâmpada Bulbo LED 10W tem 80 lúmens por watt, ou seja: 80x10 = 800 lúmens. 1500/800 = 1,875 ~2 lâmpadas.
Resumindo, calcular o valor de áreas de iluminação e ventilação não é tarefa difícil. Basta verificar no coeficiente qual é a fração da área que a legislação pede e dividir a área total do cômodo por esta fração. No caso de 1/8 basta dividir a área do cômodo por 8. No caso da ventilação basta dividir novamente por 2.
As larguras padrão costumam ser: 1,00m – 1,20m – 1,40m – 1,60m – 1,80m – 2,00m – 2,20m – 2,40m – 2,60m. No caso da Sala, por exemplo, teremos que a largura mínima da janela será de 2,25 m (2,70/1,20=2,25). Se adotarmos uma janela de 2,40m x 1,20m estaremos atendendo a área mínima de insolação (2,40 x 1,20 = 2,88m²).
Como medir a área de uma janela em metros quadrados?
Ambientes diurnos como a sala de estar, cozinha ,banheiro e outros, pedem que a abertura para ventilação seja de, no mínimo, 1/8 da área total do piso. Essa medida pode mudar para 1/5 ou 1/7 se o local em questão tiver cobertura complementar de varandas.
5 dicas práticas para arejar locais fechados
- Para fazer uma ventilação cruzada, o ideal é poder criar uma corrente de ar com uma porta ou com outra janela ao lado oposto. Nesse caso, o ideal é escolher modelos de janela com bandeira superior (basculante): assim mantem-se a renovação de ar dentro de casa.
A Ventilação Natural é o emprego do fluxo normal do ar com o propósito de se obter um bom condicionamento térmico do ambiente, proporcionando condições favoráveis de conforto aos ocupantes, além da melhoria da qualidade do ar interno. A diferença de pressões exercidas pelo ar sobre um edifício pode...
Trata-se de um mecanismo provocado pela diferença de densidade entre ar quente e ar frio – o primeiro é mais leve que o segundo. Assim, o ar quente fica mais acima e o ar frio mais abaixo.
Ventilar um local, significa renovar o ar dum ambiente fechado. A ventilação forçada consiste em utilizar dispositivos próprios (ventiladores, exaustores, extractores, etc.) que provocam o movimento do ar entre o interior e o exterior do recinto.
Sistema que garante o fornecimento de ar ou remoção de ar de um espaço com a finalidade de controlar níveis de contaminação do ar, umidade ou temperatura dentro do espaço.
1- Use exaustores ou grades de ventilação O aparelho funciona de maneira bem simples: uma pequena hélice capta o ar de dentro do banheiro sem janela e joga pra fora por meio de um duto. O aparelho funciona conectado à rede elétrica e pode ser instalado no teto ou na parede do ambiente.
A função primária de um duto de ventilação é forçar o ar aquecido ou condicionado em temperaturas rígidas para alcançar todos os ambientes. Um duto de ventilação é um tipo de ventilador suplementar utilizado no interior de condutas de aquecimento ou ar.
O tamanho da abertura total das janelas deve ser de no mínimo 10% da área do porão. Uma boa alternativa é utilizar elementos de cerâmica ou vidro vazados, em combinação com exaustor eólico - assim você elimina o radônio, tira o cheiro de mofo, garante a renovação do ar e não consome energia .
Como funciona um exaustor para banheiros O exaustor para banheiro, de maneira geral, funciona por meio de uma pequena hélice, que capta o ar de dentro e o joga para fora mediante de um duto. Neste processo, o exaustor também retira o excesso de umidade.
Confira nossas dicas e tenha um apartamento arejado e confortável!
7 dicas para arejar a casa
Assim como as cortinas, as roupas de cama devem ser de tecido leve, tanto para melhorar a sensação térmica dentro da casa como para proporcionar conforto durante o sono. Prefira cores neutras e claras e material natural (algodão, linho, etc). Evite muitas almofadas e prefira um visual clean para favorecer a ventilação.
Quarto sem janela: o que fazer?
Como deixar o quarto arejado: 7 dicas para transformar o ambiente
Abrir as janelas e permitir a entrada de ar no ambiente pode ser uma boa ideia se o seu objetivo é arejar o local. Quanto maior a janela, maior a ventilação do cômodo. A posição das janelas no cômodo possuem um papel fundamental para garantir que a circulação de ar no ambiente seja a melhor possível.
Não vivemos sem oxigênio, água ou alimentos. Quando um destes falta ou escasseia a sobrevivência fica seriamente ameaçada. O menor “estoque” é o de oxigênio: o corpo humano não consegue ficar mais 4 minutos sem oxigênio; mais de 3 dias sem água ou mais de 50 dias sem alimentos.