De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococos e, em cachos, um estafilococo.
Cada colônia consiste de milhões de células de bactérias. A observação das características dessas colônias em relação a tamanho, forma, textura, cor e (se crescidas em meio agar sangue) reações de hemólise é altamente importante como um primeiro passo na identificação bacteriana.
O Staphylococcus epidermidis, ou S....epidermidis pode ser identificada por meio da análise dos sintomas, sendo os principais:
O Staphylococcus aureus, ou S. aureus, é uma espécie de estafilococo normalmente encontrada na pela e na mucosa das pessoas, principalmente na boca e no nariz, não causando doença. Porém, quando o sistema imunológico encontra-se enfraquecido, o S.
As infecções por Estafilococos aureus são tratadas classicamente com derivados da penicilina, como a Oxacilina, Cefazolina e Cefalotina. Infecções restritas a pele podem ser tratadas com antibióticos por via oral. Infecções mais graves devem ser tratadas com internação hospitalar e antibióticos venosos.