As fezes escuras normalmente surgem quando existe sangue digerido na composição do cocô e, por isso, podem ser um importante sinal de sangramento na parte inicial do sistema digestivo, especialmente no esôfago ou no estômago, provocado por úlceras ou varizes.
Dá só uma olhada na lista de coisas que podem deixar suas fezes coloridas.
Alterações na cor. As fezes são formadas por uma mistura que contém restos alimentares não absorvidos, alimentos não digeridos, bactérias, água, enzimas digestivas e bile. A presença da bile é que dá a coloração habitual do cocô, que varia de castanho claro a castanho escuro.
As causas são hemorroidas, fissuras anais, divertículos intestinais, colites, Doença de Crohn, pólipos, câncer colorretal, angiodisplasia ou tumores raros de intestino delgado como carcinóide.
Doença celíaca A doença celíaca é uma intolerância severa ao glúten que causa irritação e má absorção intestinal quando a pessoa consome alimentos com trigo, centeio ou cevada, o que leva ao aumento da velocidade das fezes no intestino e aumento de gordura nas fezes, deixando-as amareladas.
O termo infecção intestinal é traduzido em medicina como uma doença chamada gastroenterite aguda. A gastroenterite pode ser causada por vírus ou bactérias. A diarreia é o sintoma mais importante, e ainda causa muitas mortes em todo o mundo, principalmente em crianças.