O papel do fisioterapeuta no cuidado paliativo
O atuação do fisioterapeuta nos cuidados paliativos busca a melhora do bem estar e a qualidade de vida desses pacientes, através dos conhecimentos e recursos terapêuticos empregados em alguns dos sintomas como dor, problemas osteomiarticulares e/ou síndrome do imobilismo, fadiga, linfedema, disfunções pulmonares entre ...
Atuação fisioterapêutica A fisioterapia nos cuidados paliativos tem como objetivo aumentar e/ou manter a independência e o conforto dos pacientes terminais. A redução do tempo de hospitalização e a manutenção do tempo do paciente junto a seus familiares e amigos também é uma meta14.
Os tipos de cuidados que podem ser envolvidos são:
1. O que são os cuidados paliativos? De acordo com a definição oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), são a assistência prestada por uma equipe multidisciplinar que visa melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares diante de uma doença que ameace a vida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da ...
cuidados paliativos visam diminuir o maximo possivel o sofrimento do doente terminal . A eutanasia consiste em desligar os aparelhos que mantem a pessoa viva, mesmo que em estado vegetal .
A família enquanto cuidadora no domicílio passa a exercer funções, muitas vezes, antes desconhecidas como administrar medicação, manusear drenos e sondas, realização de curativos e higienização do paciente, além de lidar com o agravamento dos sintomas e possibilidade de morte.
Esta corresponde à prática ativa de se interromper a vida de um paciente com doença em estágio irreversível e sem possibilidade de melhora; com o objetivo de cessar sua dor. ... Cabe à ortotanásia a promoção de cuidados paliativos ao paciente, até o momento de sua morte.
Na ortotanásia ocorre a suspensão dos procedimentos médicos na fase terminal do paciente para que ocorra a morte natural, com o alívio dos sintomas que levam ao sofrimento. Neste processo, profissionais como médicos, enfermeiros e psicólogo, interagem com o paciente e seus familiares.
De forma geral, a eutanásia pode ser definida como o ato de "antecipar a morte", a distanásia como uma "morte lenta, com sofrimento", enquanto que a ortotanásia representa a "morte natural, sem antecipação ou prolongamento". ...
“Se compreende eutanásia como a provocação da morte de paciente em fase terminal de vida ou acometido por doença incurável, praticada por terceiro movido por sentimento de piedade; distanásia, como o prolongamento artificial do estado de degenerescência praticado pelo médico por meio de tratamentos extraordinários; e ...
A distanásia é considerada o prolongamento da vida de um paciente terminal mediante utilização de tecnologias a serviço da saúde de maneira artificial, sendo evidente o sofrimento e a agonia dele em razão da postergação do processo de morte.
Assim, a eutanásia só ocorrerá quando a morte for provocada em pessoa com forte sofrimento, doença incurável ou em estado terminal e movida pela compaixão ou piedade. ... Distanásia é o prolongamento artificial do processo de morte e por conseqüência prorroga também o sofrimento da pessoa.
A eutanásia é o desligamento de máquinas que mantêm uma pessoa viva de forma artificial ou a interrupção de uma vida quando a pessoa já em estágio terminal pede para morrer ou algum familiar que peça essa interrupção para acabar com o sofrimento do ente que está em estágio terminal sem chances de recuperação.
Status legal da eutanásia no Brasil O sistema normativo penal brasileiro não tem legislação específica no que tange à eutanásia. Ante a ausência de um tipo penal particular, a prática pode ser eventualmente enquadrada como auxílio ao suicídio, homicídio praticado por motivo piedoso ou até mesmo como omissão de socorro.
Há dois tipos de processos de eutanásia, a saber:
Atualmente, a legislação penal brasileira não possui previsão para a prática da eutanásia, entretanto, ela é classificada como homicídio privilegiado; é importante lembrarmos que não há possibilidade para ocorrer analogia maléfica no Direito Penal, mas em relação à prática da eutanásia, isto ocorre para se evitar que ...
Decapitação: Utilizado em pequenos animais de laboratório podendo ser associado com a eletrocussão. Eletrocussão: A fulminação ou eletrocussão é considerada um método quase perfeito para realizar a eutanásia devido a sua rapidez.
R$ 350
No Brasil, o órgão responsável pela regulamentação da eutanásia de cachorro e outros animais é o Conselho Federal de Medicina Veterinária. De acordo com o Guia de Boas Práticas do CFMV, a eutanásia em animais é indicada em casos de pets com doenças incuráveis e que estejam em grande sofrimento.
Ao contrário do que muita gente pensa, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Fundação Municipal de Saúde, não cuida de animais, mas de doenças que eles podem transmitir para os serem humanos como: Leptospirose, Doença de Chagas, Febre Maculosa, Raiva, Dengue entre tantas outras que podem levar as pessoas à ...