No dia 20 de maio de 1498, o navegador português Vasco da Gama chegou ao porto de Calecute, na costa oeste da Índia. Ele foi o primeiro europeu a circundar o continente africano pelo Cabo da Boa Esperança.
Comandou a expedição portuguesa que navegou da Europa para as Índias, contornando o continente africano. Este feito foi muito importante, pois Portugal criou uma nova rota comercia para comprar especiarias diretamente nas Índias.
Resposta: Os portugueses seguiram pelo sul do Oceano Atlântico (contornando o continente) até chegar ao Oceano Índico e às Índias.
Em 20 de maio de 1948. Este feito foi muito importante, pois Portugal criou uma nova rota comercial para comprar especiarias diretamente nas Índias. Com isso, a burguesia e a Coroa portuguesa passaram a obter lucros expressivos, quebrando o monopólio comandado até então pelas cidades italianas de Gênova e Veneza.
Resposta. Resposta: Na realidade Cabral iria tomar o mesmo caminho de Vasco da gama porém uma tormenta em alto mar e procurando fugir dela levou a descobrir o continente ou o Novo mundo. Já Vasco foi pela costa Africana , o que era de também a rota a ser seguida por Cabral, em seguida em direção as Índias.
As rotas de navegação de Pedro Álvares Cabral compreenderam a costa nordeste da África do Sul, além de buscar contornar as Índias, o que resultou num grande afastamento costeiro e encontrando a ilha que denominou de Ilha de Vera Cruz, o Brasil.
Resposta:A importância do navegador Bartolomeu Dias (Portugal) deu-se por ter sido o primeiro homem a contornar a África e chegar ao Oceano Índico partindo do Atlântico. Vasco da Gama (Portugal) foi o primeiro navegador a comandar expedições da Europa para a Índia.
Resposta. Resposta: Durante muito tempo afirmou-se que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 22 de Abril de 1500 por acaso, após a esquadra que comandava se desviar da rota traçada após uma tempestade.
Em relação à viagem de Cabral, ela foi a maior expedição organizada pelos portugueses até aquele momento. ... O objetivo da viagem da esquadra era chegar até Calicute, na Índia, onde Cabral tinha ordens de realizar trocas comerciais com o mercado de especiarias locais.
O objetivo de Pedro Álvares Cabral, era descobrir o território brasileiro e explorá-lo, pois em 1498, Duarte Pacheco Pereira já tinha conhecimento do território brasileiro, mas tudo foi deixado em segredo pela coroa portuguesa. ... Cabral chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500.
Durante muito tempo afirmou-se que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 22 de Abril de 1500 por acaso, após a esquadra que comandava se desviar da rota traçada após uma tempestade. Mas há outras versões para essa história. ... O também espanhol Diego de Lepe seria outro navegador a viajar em mares brasileiros, em 1500.
A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.
Pedro Álvares Cabral desembarcou em Porto Seguro no litoral sul da Bahia em 22 de abril de 1500, tornando a região colônia do Reino de Portugal.
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO (RN) — Onde o Brasil foi descoberto? A resposta está na ponta da língua de todo mundo: Porto Seguro, na Bahia, em 22 de abril de 1500.
O lugar avistado era o monte Pascoal, sessenta e dois quilômetros ao sul de Porto Seguro. No dia seguinte, 22 de abril, os portugueses desembarcaram em terra firme pela primeira vez no atual território brasileiro. Deu-se então o descobrimento do Brasil em 22 de abril de 1500. Fonte do histórico: Porto Seguro (BA).
Resposta: o grande interesse dos portugueses era a obtenção do ouro e esse metal precioso não seria fácil de achar, pois era preciso explorar a terra. Naquele momento, o comércio com as Índias era mais lucrativo e, por isso, tornou-se a prioridade portuguesa.
Em 1929, 655 706 portugueses viviam no Brasil....Imigração portuguesa no Brasil.
Os portugueses vieram colonizar terras distantes como o nosso país, principalmente pela variedade de especiarias e bens preciosos. ... Além disso, o território colonizado seria produto de exploração somente portuguesa. Diferentemente dos outros que já eram amplamente conhecidos por seus adversários.
riquezas naturais tais como pau brasil e outros recursos minerais como ouro.
De qualquer modo, as primeiras atitudes dos portugueses quando descobriram o território brasileiro foram as de explorar as zonas costeiras em busca de recursos econômicos valiosos ao mesmo tempo que negociavam, por meio de escambo, com os indígenas a extração do Pau-Brasil.
O domínio sobre as riquezas do Oriente era um interesse tão forte para a economia de Portugal que, quando os navegadores Fernão de Magalhães e Sebastião El Cano, a serviço da Espanha, realizaram, entre 1519 e 1522, a primeira viagem de circunavegação, passando pelo arquipélago das Molucas, chamado de Ilhas das ...
Um dos fatores que mais contribuiu para que Portugal e Espanha descobrissem o caminho para as Índias foi a expansão marítima desenfreada e os interesses mercantilistas dos dois países. ... Dez anos depois, Vasco da Gama encontrou de forma definitiva o caminho que levava às Índias.
Buscavam especiarias. Eram produtos orientais, como o cravo-da-índia, noz-moscada, a pimenta-do-reino, o açúcar, a canela, o anis-estrelado, o gengibre, o coentro, a mostarda e o açafrão, vendidos na Europa com uma margem de lucro considerável.
O peixe, as baleias e os lobos-marinhos das Canárias e Madeira eram também procurados pelos Portugueses. Mas o principal produto foi o ouro, desde 1442, estendendo-se ao longo do século XV, ainda que de forma irregular e num decréscimo na transição para a centúria de Quinhentos.