Louis XIV acabou se auto-proclamando “Le Roi-Soleil” (o Rei Sol). Ele pretendia se igualar ao astro-rei, aquele que brilha para todos e que dá vida à humanidade. O Sol se tornou, assim, o emblema de Louis XIV. Uma forma de demonstrar a seus súditos que seus poderes eram ilimitados e inesgotáveis.
Germain-en-Laye, Yvelines, conhecido como o Rei Sol, o maior dos reis absolutistas da França (1643-1715). Filho de Luís XIII e de Ana d'Áustria, infanta da Espanha, ainda não completara cinco anos quando subiu ao trono, após a morte do pai (1643).
1 de setembro de 1715
Resposta:O. rei Luis XIV (1643 - 1715),conhecido como ''Rei Sol'',personificou todas as caracteristicas do absolutimos,e a ele foi atribuida a frase ''O Estado sou Eu''. Essa caracteristica de representacao completa Estado fazia do rei um elemento politico absoluto. Dai vem o termo absolutismo.
O rei sol foi o monarca que melhor incorporou o ideal do poder absoluto, a galera que fazia parte do comércio da França se sentia encomodada cm o controle do rei sobre a economia e o comércio, eles também estavam insatisfeitos com a prática mercantilista do Estado por que prejudicava o desenvolvimento industrial.
Ele se colocou como o "rei sol" e queria ser venerado como se fosse o próprio apolo na terra. Tanto é que o francês mandou construir o Palácio de Versalhes e diversas outras construções por todo o território francês, quase todas feitas com o intuito de mostrar sua grandeza como monarca.
Foi na França que o absolutismo teve seu maior desenvolvimento. A frase "L'État, c'est moi" (“O estado sou eu”), que representa muito bem o poder do monarca absolutista, foi proferida pelo rei francês Luís XIV. O regime absolutista francês começou a se formar após o final da Guerra dos Cem Anos (1337-1453).
O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.
Resultante do processo de centralização política das monarquias nacionais europeias, o absolutismo era um sistema político da Idade Moderna. Suas principais características são: ausência de divisão de poderes, poder concentrado no Estado e política econômica mercantilista.
O rei concentrava todos os poderes e poderia até criar leis sem aprovação da sociedade. Os nobres eram “parasitas” do Estado, pois o rei os sustentava, evitando conflitos com essa classe social. ...
Um país absolutistas tem como líder um monarca que concentra o poder em suas mãos, usa da violência para ter tudo no seu controle, não permite liberdade de expressão e exerce total controle social e econômico sobre as colônias que domina.
As principais do características do absolutismo foram: o monarca interferia nos assuntos religiosos e conseguia controlar o clero de seu país em alguns casos; O rei concentrava todos os poderes e criava as leis sem aprovação da sociedade; surgiu o sistema econômico do absolutismo que se chamava o mercantilismo; etc.
Resposta. O Absolutismo foi o sistema político e administrativo dos países europeus que concentrou todo o poder nacional no rei e tornou absoluta a vontade do monarca.
Defendia que uma nação rica é aquela que mantem sua balança comercial favorável e acumula metais preciosos. Suas principais características são o balança comercial favorável, colonialismo, intervencionismo estatal, metalismo, monopólio e criação de manufaturas.
O mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas que vigorou entre o século XVI -XVIII, tendo profundos impactos no mundo todo....Quais são as características do Mercantilismo?
O Metalismo ou Bulionismo é uma das principais características do sistema mercantilista ao lado do protecionismo. Dessa maneira, a riqueza de uma nação, segundo o conceito do metalismo, é medida através do acúmulo de metais preciosos (ouro e prata).
Suas principais características são o balança comercial favorável, colonialismo, intervencionismo estatal, metalismo, monopólio e criação de manufaturas. As principais características é: Balança comercial favorável: buscar exportar mais do que importar. Protecionismo: proteger o mercado interno.
O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.
Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos, o governo absolutista interferia muito na economia dos países. ... Uma das principais características do mercantilismo – consistia no acúmulo de metais preciosos (ouro e prata).
Dias & Rodrigues (2010) destacam que os principais traços comuns a toda política mercantilista foram: o metalismo, a balança comercial favorável, o protecionismo alfandegário, a intervenção do Estado na ordem econômica, o monopólio e o colonialismo. O metalismo configura-se como a essência da atividade econômica.
Foram muitas causas que causaram o mercantilismo, entre eles: fatores econômicos, razões ideológicas étnicas, além do crescimento da população europeia. E uma das principais consequências foi, a montagem do sistema de exploração colonial, que assim sendo marcou a colonização e a conquista de regiões da África...
As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), advogando que estes se atrairiam através do incremento das exportações e da restrição das importações (procura de uma balança comercial favorável).
Os mercantilistas defendiam a ideia de que a riqueza de um país era medida pela quantidade de ouro e prata que possuíssem. Por isso, houve a busca por regiões na América onde fosse possível extrair estes metais preciosos.
Mercantilismo é o conjunto de práticas e idéias econômicas desenvolvidas na Europa entre o séc. XV e XVIII. ... O mercantilismo tinha por objetivo fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia, para isso, era preciso ampliar a economia para dar mais lucro afim de que a população pudesse pagar mais impostos.
Resposta. Resposta: Letra C, a letra C é incontestavelmente a alternativa errada, ao citar características da industrialização, que em nada têm a ver com o mercantilismo.
Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO indica uma característica do mercantilismo. a) Busca de uma balança comercial favorável, ou seja, a superação contábil das importações pelas exportações. b) Intervencionismo do Estado nas práticas econômicas, através de políticas monopolistas e fiscais rígidas.