O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.
Mas é importante compreender que essa regra de cabo mais fino só vai ocorrer para cabos com seção maior ou igual a 25mm². ... Na letra b) diz que o circuito tem que ter taxas de terceira harmônica menores que 15% e na letra c) o cabo de neutro ser protegido por sobrecarga, ou seja, o neutro estar protegido por disjuntor.
16 mm²
Tabela de carga de condutores ABNT O condutor de 2,5 mm², deve suportar uma corrente sem aquecer de 21,0 ampères. O condutor de 4.
A quantificação do valor da resistência de aterramento pode ser traduzida através da relação entre o valor da tensão resultante no eletrodo e o valor da corrente injetada no solo através do mesmo.
Para um bom dimensionamento da malha de aterramento (classes I e II), é imprescindível a execução prévia de uma prospecção da resistividade de solo por meio de aparelhos tipo Terrômetros.
Tipo de aterramento TT com neutro aterrado Esse sistema é considerado o mais eficiente de todos, pois tem uma haste própria para aterramento no transformador.
Imagem 1. Diagrama elétrico de um esquema de aterramento IT. Mas se essa configuração, alimentação e massas em relação à terra, caracteriza um sistema IT, sua finalidade vai além, sendo a limitação das correntes de falta e o não seccionamento automático da alimentação devido à primeira falta seu real objetivo.
Conexão do condutor de proteção no condutor neutro. Com esquema de aterramento TN-C-S o condutor de proteção e combinado com o neutro (PEN), então não vai ser preciso passar o condutor de proteção até o quadro de distribuição. O condutor PEN deve ser derivado para o barramento de aterramento no QDC.
O principal objetivo do aterramento é proteger as pessoas e o patrimônio de falhas (curto-circuitos) na instalação. ... O segundo objetivo de um sistema de aterramento é oferecer um caminho seguro, controlado e de baixa impedância em direção à terra para as correntes induzidas por descargas atmosféricas (raios).