Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? (Jo 11:25).
16 - AQUELE QUE CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO. Jesus disse-lhes: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado, será salvo; quem, porém, não crer será condenado." (Marcos .
O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. ... Nosso Senhor condiciona o batismo como necessidade à salvação, quando ressuscitado se manifesta aos onze apóstolos e determina: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura.
Se o batismo de João era para arrependimento de pecados (Mateus 3:11) e Jesus realmente não tinha do que se arrepender, por que Jesus foi batizado então, se não para identificar-se conosco, visto que Ele veio à terra para nos ensinar por meio de sua própria vida?
Você sabia que Jesus foi batizado para arrependimento? ... O batismo de Jesus foi ministrado por João Batista (veja mais), que vinha chamando o povo de Israel para o arrependimento – o povo devia abandonar seus caminhos maus e se arrepender dos pecados cometidos (Mateus capítulo 3, versículos 1 a 10).
Na Igreja Católica, o batismo representa o primeiros dos sete sacramentos e é considerado um rito de passagem. Ao receber tal benção, a criança inicia a sua fé e sua vida cristã, tornando-se um filho de Deus, um discípulo de Cristo, um membro da Igreja e abrindo seu caminho para a salvação.
João Batista (2 a.C.-27), ou São João, foi um pregador judeu, segundo os evangelhos, era primo de Jesus e foi o responsável por seu batismo. Segundo Lucas, o nascimento de João foi anunciado pelo anjo Gabriel, enviado por Deus.
João Evangelista ou Apóstolo João (grego: Ἰωάννης, translit. Iōánnēs), foi um dos doze apóstolos de Jesus e além do Evangelho segundo João, também escreveu as três epístolas de João (1, 2, e 3) e o livro do Apocalipse.
O Nascimento de João Batista (ou Dia de São João ou Nascimento do Precursor ) é uma festa cristã celebrando o nascimento de João Batista, um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo e o batizou. Esta festa é amplamente comemorada no mundo cristão no dia 24 de junho e é uma das festas juninas.
A festa recebe turistas de todo o mundo, mas, ao contrário do que muita gente pensa, tem origem europeia e cristã na Idade Média. De acordo com historiadores, a celebração foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial, sendo uma homenagem a São João Batista, primo de Jesus Cristo.