EQST

Quais Foram As Principais Contribuiçes De Maria Montessori Para A Educaço E Escolarizaço Dos Deficientes?

Quais foram as principais contribuições de Maria Montessori para a educação e escolarização dos deficientes?

Ela aprimorou os métodos de Itard e Seguin e desenvolveu um programa de treinamento para crianças deficientes mentais nos internatos de Roma. Suas técnicas foram leva- das para diversos países da Europa e Ásia. ... Essa foi uma das suas maiores contribuições para o entendimento da deficiência mental (PESSOTTI, 1984).

Quais as principais instituições criadas para o atendimento dos deficientes físicos visuais mentais e auditivos?

As instituições para deficientes mais conhecidas no Brasil são, além do Instituto Benjamin Constant e do Instituto Nacional de Educação de Surdos, as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), as sociedades Pestalozzis, a Associação de Assistência à Criança Defeituosa (AACD) e o Lar-Escola São Francisco.

Quais as principais contribuições de Jean itard e Edouard Seguin nas pesquisas de Maria Montessori?

Itard, médico-educador da sua época, obteve destaque ao ser pioneiro educacional experimental ao acreditar que a educação é uma mistura de filosofia e antropologia através da cultura. ... O educador e médico, também francês, Edouard Séguin desenvolveu práticas pedagógicas para crianças e jovens com deficiência intelectual.

Quais foram as primeiras instituições para cegos e surdos?

Resposta. Em 1854, foi fundado o Imperial Instituto dos Meninos Cegos e em 1856, o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos que foi século XIX e apenas os cegos e os surdos tinham ações para a educação.

O QUE É instituições especializadas?

As instituições especializadas procuram reorientam as suas práticas diante da atual perspectiva, na qual passam de protagonistas da educação especial para rede de apoio para educação especial no ensino regular.

O que acontecia com a pessoa com deficiência na antiguidade?

Na Antiguidade , principalmente na Grécia antiga, onde a perfeição do corpo era venerada, as reações diante das pessoas com a pessoa com deficiência era o abandono, a eliminação ou o sacrifício. Em alguns lugares de Roma, podiam ser mortos ou submetidos a um processo de purificação para livrá-los de maus desígnios.