O Cisma do Oriente ocorreria em 1054, após o patriarca Miguel Cerulário ser excomungado pelo papa de Roma. Com essa decisão, Cerulário proclamou a separação oficial entre as duas igrejas, já que, para os orientais, Roma afastara-se das pregações originais de Jesus Cristo.
Origem da Igreja Ortodoxa Ocidente e Oriente disputavam questões teológicas como a supremacia do Bispo de Roma sobre o clero, a questão da veneração de imagens e a procedência do Espírito Santo. ... A Igreja Ortodoxa se desenvolveu no Império Bizantino e se espalhou pelo países da Europa Oriental e da Rússia.
A principal causa do Cisma foi a disputa sobre a autoridade do papado ocidental (papa Leão IX, na ocasião) de tomar decisões que afetassem toda a Igreja.
A maior autoridade na Igreja Ortodoxa é o Santo Sínodo Ecumênico, desde a sua fundação até os dias atuais. Ele é integrado por todos os patriarcas que lideram as igrejas autocéfalas e pelos arcebispos-primazes das igrejas independentes, que se unem quando são convocados pelo Patriarca de Constantinopla.
No ano de 313, o imperador Constantino deu liberdade de culto aos cristãos e, a partir de então, o cristianismo passou a agregar novos adeptos em Roma, tornando-se a religião oficial do Império Romano em 390, ato instituído por Teodósio.
Judeia
Os livros do Novo Testamento Atos dos Apóstolos e Epístola aos Gálatas registam que a primeira comunidade da igreja cristã foi centrada em Jerusalém e tinha entre seus líderes Pedro, Tiago, João, e os apóstolos.
Congregação é grupo de pessoas reunidas para determinado propósito ou atividade. ... A expressão “congregação” aplica-se, no seu sentido mais amplo, ao corpo inteiro de discípulos cristãos, sob Cristo qual Cabeça.
“A missão de Deus no mundo é estabelecer o seu Reino. Participar da construção do Reino de Deus em nosso mundo, pelo Espírito Santo, constitui-se na tarefa evangelizante da Igreja” (Plano de Vida e Missão da Igreja).
A Igreja Orgânica ou desigrejados (também conhecido por igreja essencial, igreja primitiva, igreja doméstica, igreja não denominacional) é um movimento sobretudo cristão evangélico que reinterpreta a prática nas instituições eclesiais (igreja), oriundo do descontentamento dos adeptos do cristianismo protestante, ...
Em 1985, passou a pastorear a Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória, tendo sido seu pastor titular até a atualidade. No entanto, desde 2012 deixou de ser o único Pastor Efetivo da PIPB de Vitória para dividir o cargo com o Rev. Jailto Lima do Nascimento.