A análise da concorrência é uma estratégia de marketing digital tão importante quanto a produção de conteúdo propriamente dita. Analisar o conteúdo dos seus principais concorrentes ajuda você a identificar eventuais lacunas deixadas por eles e criar possibilidades que gerem importantes resultados para o seu negócio.
Confira a seguir 5 etapas que você pode seguir para conduzir sua própria análise de concorrentes.
Identificar como o mercado está reagindo, com relação ao concorrente; Posicionar e planejar sempre um passo à frente do concorrente....Mas, quem são meus concorrentes?
Claro, basta ir ao Google e realizar uma busca na palavra que você quer a primeira posição para descobrir concorrentes, mas o Google Trends fornece outras valiosas informações: Quais sites os usuários costumam frequentar. As regiões de maior busca. Quais keywords fizeram o site ser encontrado.
Para você ter acesso a essas informações é muito simples. Você vai até a sua conta Google Ads, em suas campanhas da Rede de Pesquisa, depois em grupo de anúncios e, por fim, em Informações do Leilão. Aqui o Google traz informações de empresas que estão disputando as mesmas buscas que você, as mesmas palavras-chave.
A análise de tráfego é essencial para comparar sites concorrentes e fazer uma avaliação sólida do desempenho web geral de um concorrente. Você pode descobrir seu tráfego mensal, quais canais trazem mais visitantes e, especificamente, de onde esses visitantes vêm. A melhor ferramenta para isso é a SimilarWeb.
Ao analisar um site é necessário compreender os objetivos de cada página, seja para aumento tráfego e/ou conversão. Nestas análises é comum ter um olhar mais aprofundado para SEO e CRO das páginas, encontrando oportunidades de otimizações mais técnicas (velocidade, meta tags, etc) e de conteúdo.
O Google Analytics é uma ótima ferramenta para entender o perfil do público que visita o seu site e o comportamento que essas pessoas têm dentro das suas páginas. Com essa plataforma, por exemplo, é possível saber o tempo que o usuário passou no seu site, quantas páginas visitou etc.
É essencial para quem mantém um blog ou site conhecer quem o visita. É uma questão de marketing: se você conhece seu cliente, pode oferecer um produto mais adequado às suas necessidades. Na internet, existe uma ferramenta fantástica para fazer isso: o Google Analytics.
vai aparecer no canto superior direito do Chrome, ao lado do ícone de acesso ao menu — o número indica quantas vezes você visualizou o site naquele dia. Para obter a média de acessos da página na semana, basta clicar no contador para uma tabela completa.
O Relatório de fluxo de usuários é uma representação gráfica dos caminhos que os usuários seguiram no seu site, desde a origem até as diversas páginas, e onde nesses caminhos eles saíram do site.