Resposta. O Mercantilismo era o conjunto de ideias econômicas que considerava a riqueza do Estado baseada na quantidade de capital que teriam guardado em seus cofres. A origem de tal prática econômica reside no momento em que a Europa passava por grande escassez de metais preciosos, ou seja, ouro e prata.
O nome mercantilismo foi criado pelo economista Adam Smith em 1776. O mercantilismo tinha por objetivo fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia, para isso, era preciso ampliar a economia para dar mais lucro afim de que a população pudesse pagar mais impostos.
A política mercantilista francesa variou segundo as concepções empíricas dos seus executores. Assim, ministros de Henrique IV defenderam o incremento à agricultura e à indústria, a fim de evitar a entrada de mercadorias estrangeiras e a saída de metais preciosos.
Resposta. Na França, o mercantilismo (sistema econômico típico do absolutismo) surgiu durante o século XVI, dentro do processo de fortalecimento da monarquia e centralização do poder. ... O principal aplicador do sistema mercantilista na França foi o ministro das finanças francês Jean-Baptiste Colbert.
O Colbertismo foi criado nos séculos XVI e XVII e é o Mercantilismo característico da política econômica francesa. ... O Colbertismo constituía nos subsídios e ajuda à produção nacional, com políticas a favor do nascimento, a fim de aumentar a disponibilidade de mão de obra.
Significado de Colbertismo substantivo masculino Sistema econômico criado por Jean Baptiste Colbert, estadista francês, que se assemelha ao protecionismo. ... Etimologia (origem da palavra colbertismo). Do antropônimo Colbert + ismo.
Resposta. Resposta: principalmente por causa dos gastos escandalosos da corte, das sucessivas guerras externas e da fuga de capitais, motivada pela intolerância religiosa.
O Metalismo ou Bulionismo é uma das principais características do sistema mercantilista ao lado do protecionismo. Dessa maneira, a riqueza de uma nação, segundo o conceito do metalismo, é medida através do acúmulo de metais preciosos (ouro e prata).
O mercantilismo espanhol foi acentuadamente metalista, devido à grande quantidade de ouro e prata obtida de suas colônias da América.
Conceito utilizado para definir o acúmulo de metais por um país. O Metalismo é um princípio que foi utilizado a partir do século XV, inicialmente como medida da riqueza de uma nação. A exploração de metais preciosos no período colonial favoreceu o surgimento desse sistema econômico.
O mercantilismo espanhol foi acentuadamente metalista. Devido a grande quantidade de prata e ouro obtida de suas colônias da América. ... Acumulando tesouro ouro e prata, importavam de outras nações, por altos preços, os produtos industrializados que necessitavam.
Olá! O mercantilismo é a ideia econômica que tem por fundamento o incentivo à acumulação de riquezas, principalmente riquezas em forma de metais preciosos, como é o caso do Ouro e da Prata. ... A Colonização da América, portanto, tinha por essência a vontade das nações Europeias de acumular riquezas.
O mercantilismo visa o acúmulo de capital, onde o Estado controla a economia e as atividades. comerciais. O tráfico negreiro garante o acúmulo de capital primitivo, pois a burguesia mercantil lucra na. compra e venda e na exploração do trabalho.
O mercantilismo tinha por objetivo fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia, para isso, era preciso ampliar a economia para dar mais lucro afim de que a população pudesse pagar mais impostos. ... O tráfico negreiro garante o acúmulo de capital primitivo, pois a burguesia mercantil lucra.
Olá, As consequências do trafico de escravos foram muitas, começando com a morte de milhares deles devido às condições de trabalhos, doenças e má alimentação, sendo que além da morte e violação de direitos humanos básicos, esse fato gerou uma profunda desigualdade social no país que persiste até os dias de hoje.