O Cloridrato de Tetraciclina é indicado no tratamento de infecções causadas por micro-organismos sensíveis à tetraciclina. O Cloridrato de Tetraciclina é indicado como adjuvante do tratamento de Acne vulgaris, em actinomicoses causadas por Actinomyces israelii e em Antrax causada por Bacillus anthracis.
doses em termos de cloridrato ou de fosfato de tetraciclina. 1 hora antes ou 2 horas depois das refeições. Não deitar imediatamente para evitar irritação gastrintestinal. não tomar o produto com leite nem consumir laticínios (queijos, iogurte e outros derivados do leite) com menos de 2 horas de intervalo.
Ação esperada de Cloridrato de tetraciclina O tempo para atingir a concentração máxima (T.máx.) após dose única oral de 500mg de cloridrato de tetraciclina, varia entre 1 e 2 horas. As concentrações terapêuticas são alcançadas em geral após 2 dias, quando ocorre a ingestão contínua das doses adequadas a cada 6 horas.
Podem ser observadas reações alérgicas, comumente cruzadas, como alterações da pele, descoloração do dente e hipoplasia do esmalte. É comum a ocorrência de efeitos gastrintestinais caracterizados como náuseas, vômitos e diarreias, principalmente quando são utilizadas altas doses do medicamento.
6 e Paixão e Hoeppner,12 o mecanismo pelo qual ocorre a descoloração por tetraciclina deve-se a uma reação de quelação entre nódulos de tetraciclina e o cálcio da superfície da hidroxiapatita da dentina em mineralização, formando um composto ortofosfato de tetraciclina e provocando esse tipo de alteração de cor.