O Taylorismo enfatiza a eficiência operacional das tarefas realizadas, nas quais se busca extrair o melhor rendimento de cada funcionário. Portanto, é um sistema de racionalização do trabalho concebido em moldes científicos.
O Taylorismo, o Fordismo, o Toyotismo e o Volvismo são modalidades de produção industrial. ... Diante disso, no decorrer do tempo surgiram diversos tipos de modelos e sistemas de produção industrial, um tipo sempre superava o outro de acordo com o momento histórico e suas respectivas necessidades.
Por sua parte, o Fordismo manteve o mecanismo de produção e organização semelhante ao taylorismo, porém adicionou a esteira rolante, ditando um novo ritmo de trabalho. O Toyotismo, por sua vez, se concentrou no aspecto da cultura organizacional e de sua importância para a competitividade de uma empresa.
Fordismo e Taylorismo Henry Ford aperfeiçoou os preceitos de Frederick Taylor, denominado taylorismo, sobre o conceito de linha de montagem. Enquanto o taylorismo buscava aumentar a produtividade do trabalhador, através da racionalização dos movimentos e do controle da produção.
O taylorismo foi um modelo industrial muito mais teórico do que prático, ele era baseado na especialização do trabalho. o fordismo, por sua vez, juntou o taylorismo com as esteiras rolantes/linhas de montagem. Isso foi importante pq ocorreu a otimização do trabalho; os trabalhadores produziam muito mais em menos tempo.
Geografia. O fordismo foi um modelo de produção industrial utilizado amplamente nos Estados Unidos e revolucionou a produção de automóveis, sendo adaptado para outras indústrias ao longo dos anos. Como o nome já diz, foi um modelo criado pelo idealizador das indústrias Ford, Henry Ford.
A crise do Fordismo Apesar de um cenário de aparente estabilidade, com o aumento do salário dos trabalhadores – o ajuste salarial serviu na verdade para promover a venda do que estava acumulado em estoque –, a crise do modelo fordista na década de 1970 foi inevitável.
Como resposta à crise do fordismo, as empresas passaram a introduzir equipamentos tecnologicamente cada vez mais avançados e novos métodos de organização da produces. como o toyotismo.
Por que o Fordismo entrou em decadência? O modo de produção muito duro com os funcionários, logo começou a se chocar com o surgimento das leis trabalhistas. Além disso, o mundo foi mergulhado nas diversas crises do petróleo, o que abalou a indústria automobilística.
Este modelo rígido foi concebido por Frederick W. Taylor e posto em prática por Ford, racionalizando a produção e implementando medidas que visavam o aumento da produtividade sem que houvesse aumento dos custos de produção.
O Fordismo, apesar de ser bom para os empresários que investiam no negócio, era negativo para os funcionários. Esses não recebiam mais qualificação, executavam um trabalho repetitivo e desgastante e, além disso, recebiam baixos salários, já que o intuito era reduzir os preços da produção.
Um dos principais problemas do Fordismos é trabalho repetitivo e desgastante, além da falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional. O sistema também se baseava no pagamento de baixos salários como forma de reduzir custos de produção.
Utiliza-se um mecanismo que fazem as maquinas pararem caso detectado alguma falha na produção gerando fluxo produtivo. Ponto negativo : foi descoberto um grande desperdicio de recursos , não se pode dizer que o toyotismo é necessariamente bom p/ o trabalhador pq trabalha com o minimo de trabalhadores possiveis .
Vantagens : a mão de obra é qualificada, por isso, os produtos saem com qualidade. Desvantagens : o produto é feito somente após o pedido, por isso, há uma demora na produção e pode ocorrer congestionamento, por exemplo, quando há muitos pedidos de uma única vez.