Nessa luta em busca da permanência, os seres vivos acabam explorando e descobrindo os recursos que garantirão o seu desenvolvimento, como, por exemplo, o som. A utilização do som como ferramenta de comunicação entre os indivíduos da espécie vai ajudar a garantir, entre outras coisas, a articulação e a comunicação.
A entrada de sons no canal auditivo faz com que a membrana timpânica se mova, e esse é o início para explicar como funciona a nossa audição: A membrana timpânica vibra com o som. As vibrações sonoras se movem através dos ossículos para a cóclea. Vibrações sonoras fazem o líquido na cóclea se mover.
A audição é um dos 5 sentidos que tem a função é captar os sons existentes no meio em que nós vivemos. A audição é responsável por enviar a ondas sonoras ao córtex do cérebro.
O ouvido interno é formado pela cóclea e pelos canais semicirculares. ... Separando o duto coclear do canal timpânico se encontra a membrana basilar. Sobre esta se encontra uma estrutura complexa responsável pela transdução auditiva: o órgão de Corti.
A vibração produzida no tímpano é propagada pelas estruturas das orelhas média e interna até que as informações nela contidas sejam transmitidas ao sistema nervoso e percebidas como som. A orelha média é composta pela face interna da membrana timpânica, 3 ossículos e 2 músculos.
A cóclea (do grego kokhlia, que significa caracol) localiza-se no ouvido interno e é responsável pela função auditiva. É uma cavidade no labirinto ósseo em forma de espiral, e o seu componente central é o Órgão de Corti, considerado o órgão sensorial da audição.
A audição é um sentido muito valioso que permite a nós captarmos as ondas sonoras e, consequentemente, ouvirmos tudo a nossa volta. O órgão responsável por esse sentido é a orelha. Podemos dividi-la em três porções: a orelha externa, a orelha média e a orelha interna.
A orelha serve para proteger o ouvido médio e prevenir danos ao tímpano. A orelha também canaliza as ondas que alcançam o ouvido para o canal e o tímpano no meio do ouvido.