O conflito na Chechênia, iniciado em 1994, caracterizou-se pela reivindicação de independência em relação à Rússia e repressão empreendida por essa última.
Devido a grande quantidade de petróleo da Chechênia a Rússia nunca abriu e nãopretende abrir mão do território checheno. Existem diversos oleodutos que levam o pe t róleo a Rússia. Além disso, já existem projetos de construção de outros oleodutos.
Os conflitos no Cáucaso são uma série de guerras civis, conflitos separatistas e/ou conflitos étnicos, e até mesmo conflitos entre nações, que ocorreram na região do Cáucaso desde a época da União Soviética até ao fim da Guerra Fria.
Resposta. Apesar de viverem em uma região dominada pelos russos, de orientação cristã, os chechenos se converteram ao islamismo por volta do século XVIII. Em resposta a tal situação, a monarquia czarista russa decidiu anexar a Chechênia aos seus vastos domínios imperiais.
A Chechênia ocupa um território estratégico para a Rússia, por ela passam importantes oleodutos e gasodutos, além disso a Chechênia se localiza na região do Cáucaso, e essa região abriga grandes reservas de petróleo e gás natural, por isso a Rússia tem grande interesse econômico na Chechênia, e também interesse ...
Resposta. Resposta: Explicação:A Rússia se envolveu em vários conflitos, mas um dos principais foi contra os chechenos, onde a rivalidade entre eles ficou conhecida como ''CONFLITO NA CHECHÊNIA''. O conflito ocorreu porque a Chechênia queria se tornar independente e a Rússia não aceitava isso.
A Rússia quanto à sua composição étnica ocupa uma posição privilegiada, pois configura como um país de maior variedade étnica que se relaciona entre si. ... As repúblicas autônomas na maioria das vezes abrigam as minorias étnicas da Rússia, pois essas eram, no passado, seus antigos territórios.
Alguns especialistas apontam que entre as causas do conflito está o fato de a Chechênia ter uma população majoritariamente islâmica e de o governo russo temer que a constituição de um Estado fundamentalista religioso na região sirva de exemplo para outros movimentos separatistas, já que há no país uma enorme ...
Os movimentos separatistas não são novos na história do país. Durante o Período Colonial e Regencial, houveram revoltas de caráter separatista, como a Inconfidência Mineira, a Cabanagem, a Sabinada e a Revolução Farroupilha.
Os principais fatores que motivam as lutas separatistas de cunho nacionalista são a não aceitação das diferenças étnicas e culturais, a existência de privilégios impostos pela supremacia de um grupo sobre outro, os interesses econômicos de determinados grupos sociais e o desejo das nações de constituírem …
Conflitos na África
Resposta. Os conflitos na África são basicamente motivados por disputas territoriais; golpes de estados, que geram crises políticas; rivalidades tribais, motivadas por questões étnicas ou religiosas; disputas por água e recursos minerais; e imersão do povo na miséria.
Esta é uma lista completa dos conflitos na África (organizadas por país); Guerras entre nações africanas....Chade
Focos de conflitos no mundo
O sangrento mapa da guerra no mundo