Para que serve o triticale? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O principal uso para o triticale é na alimentação animal e, por ser um cereal de inverno, quando transformado em carne, leite ou ovos, oferece ao produtor a oportunidade de agregar mão-de-obra e valor à produção rural.
Qual a diferença entre o trigo comum e o triticale?
Parâmetros nutricionais de dietas com triticale não diferiram significativamente dos de trigo, tendo como vantagens o teor mais elevado de proteína (em comparação ao milho); maior digestibilidade de proteína bruta; menor teor de fibra (em comparação ao farelo de trigo); alto teor de fósforo5; e período de colheita ...
Qual o ciclo do triticale?
85 dias
Possui estatura média de 98cm. Sua produtividade média é superior a 4.000kg/ha. Seu ciclo é médio, levando até o espigamento de 70 a 85 dias e até a maturação 135 a 150 dias.
O que é farinha triticale?
O triticale é um cereal oriundo do cruzamento do trigo com o centeio, bastante usado para a produção de ração e com boa quantidade de proteína podendo ser superior a 16%, enquanto o trigo varia de 6% a 16%, de coloração branca – que serve inclusive para clarear a farinha de trigo – além de ser utilizado na mistura para ...
Por que o triticale é uma boa opção para produção de grãos?
O triticale pode ser usado para duplo propósito, pois apresenta o potencial de produzir grande quantidade de forragem e a capacidade de rebrotar e produzir altos rendimentos de grãos.
Qual a época de colheita do triticale?
O triticale - colhido entre outubro e dezembro - é uma das opções para o inverno, tendo, entre outras vantagens, preço mais atraente que o do milho, que, na média dos anos, nesses meses eleva-se entre 20% e 30% acima do preço praticado na safra.
O que é grão de triticale?
O triticale é um grão produzido como fruto do cruzamento entre o trigo e o centeio. Esse grão permite a manutenção da palhada nos solos mais fracos ou arenosos, contribuindo amplamente com o sistema de plantio direto.
Qual a relação entre graus dias e o ciclo da cultura?
O uso de graus-dia admite uma relação linear entre o acréscimo de temperatura do ar e a taxa de desenvolvimento a qual, apesar das restrições, permite determinar a temperatura-base ou mesmo a duração das fases fenológicas das culturas (CAMARGO, 1987).
Qual a origem do triticale?
Em 1891, na Alemanha, observou as primeiras plantas férteis, resultado do cruzamento entre uma variedade de trigo cultivada e uma população local de centeio. Este produto, que mais tarde passou a ser designado de triticale, permaneceu como uma espécie de curiosidade botânica.
Qual é o nome científico do triticale?
×Triticosecale
Triticale/Nomes científicos
Qual valor nutricional do triticale?
Nome Científico: X Triticosecale spp.Mais 52 linhas
Quais os principais cultivares de triticale?
Cultivares de Triticale da Embrapa
Abacaxi.
Abóbora.
Açaí
Alface.
Algodão.
Alho.
Amendoim.
Amora.
Mais itens...
Quais as fases de desenvolvimento da cultura de trigo?
Em termos gerais, da semeadura à colheita, o ciclo do trigo pode ser dividido em três fases: vegetativa, reprodutiva e enchimento de grãos.
Quantos graus dias o milho precisa?
Fixando os graus-dia em 1.600 ºC dia para a cultura do milho e 1.300 ºC dia para o feijão, os métodos estudados reduziram de forma diferente o ciclo das culturas.
Quais os fatores que afetam o método de graus-dia?
O conceito dos Graus-Dia (GD) baseia-se no fato de que a taxa de desenvolvimento de uma espécie / variedade vegetal está relacionada com a temperatura do meio. Esse conceito pressupõe a existência de temperaturas basais inferior – Tb e superior – TB, respectivamente aquém e além das quais a planta não se desenvolve.
Como surgiu centeio?
O principal centro de origem do centeio não é conhecido com precisão, mas acredita-se ser a região sudoeste da Ásia, essencialmente, a mesma área de origem do trigo, da cevada e da aveia (BUSHUK, 2001). ... Inicialmente, a planta de centeio foi considerada invasora dos cultivos de trigo e de cevada.
O que significa o nome triticale?
O triticale (× Triticosecale Wittmack) é um cereal híbrido, resultado da hibridação de duas espécies distintas, o trigo (Triticum aestivum L.) e o centeio (Secale cereale L.).