Farmácia Curare - Lycopodium auxilia no tratamento dos sintomas de flatulência intestinal, areias avermelhadas na urina, dores nos rins, prisão de ventre e doenças no figado.
Usado para combater o abordo em mulheres reumáticas; facilita o parto quando tomado alguns dias antes. De modo geral, os principais sintomas que indicam esse remédio são: agitação e dor, com sensação de abrir ou de fechar no cérebro ou na cabeça.
Ao optar pela homeopatia, você pode alcançar benefícios como:
Quais doenças são tratadas pela homeopatia?
Com aspecto holístico, as terapias homeopáticas tratam o paciente como um todo, partindo do entendimento de que uma patologia surge quando o corpo não está inteiramente em harmonia, sendo necessário tratar o indivíduo por completo, a fim de que a doença seja sanada.
Esta expressão relaciona as duas escalas: a escala Centesimal Hahnemanniana (C ou CH) e a escala Decimal Comum (D ou X) para representação das diluições, apresentadas no quadro a seguir. Considerada a menor diluição hahnemanniana, todavia a menor "potência", pelo método homeopático.
Flúor CH 30 - Desintoxicação do Excesso de Flúor Nocivo Para o Organismo - Fase 2 (30mL)
Remédio principal de toda supuração com dor e sensibilidade local. Dado no princípio de furúnculos, abscessos, etc. pode provocar sua absorção pelo próprio organismo.
Modo de fazer a homeopatia: É necessário passar pela diluição e pela sucussão (diluição + sucussão = dinamização). Pegar um vidro com capacidade de 30 mL, colocar 20 mL de álcool 70% (significa 3 partes de água limpa/pura em 7 partes do álcool de cereais) e 5 gotas da tintura (essa foi a fase de diluição).
Sucussão é, na homeopatia, a maneira pela qual são dinamizados os medicamentos. O processo pode ser manual ou mecânico.
O preparo do medicamento homeopático sob a forma de glóbulos ocorre por meio de tríplice impregnação. Previamente à impregnação deve-se preparar o insumo ativo líquido, na dinamização desejada, em solução hidroalcoólica com graduação igual ou superior a 77% (v/v) (equivalente a 70% (p/p)) (ANVISA, 2011a).
Homeopatia: tem que saber armazenar
O tradicional dicionário da língua portuguesa, Aurélio, em sua edição eletrônica, registra ainda a palavra dinamização como “segundo a homeopatia, liberação da energia terapêutica de um medicamento mediante diluição ou cominuição.”
substantivo feminino Ato ou efeito de dinamizar, de dar propriedades dinâmicas a. [Medicina] Em homeopatia, operação que consiste em aumentar a homogeneidade e o poder terapêutico de um medicamento por diluição.
Chamamos de potência ao número de vezes que a substância foi dinamizada. Quanto mais dinamizada, maior a potência do medicamento. Do ponto de vista homeopático, dizemos que, quanto mais dinamizado (e portanto mais diluído), mais potente é o medicamento. Do ponto de vista clínico, também mais potente ele será.
SIMILLIMUM - é o medicamento que cobre a sintomatologia da entidade clínica e da entidade individual nos seus mais amplos e completos aspectos, seja a longo ou curto prazo. Seria o medicamento, dentre os medicamentos, que mais similitude teria com o ser tratado.
Para a homeopatia, a doença é a manifestação do desequilíbrio não compensado da energia vital. Para a medicina antroposófica, a doença é a manifestação da expansão ou enfraquecimento de um processo fisiológico.
Método semiológico que consiste em sacudir o corpo ou parte do corpo para detetar a presença de líquido em determinada região (tórax, estômago, por exemplo).
DINAMIZAR é o ato de triturar ou diluir e sucussionar um medicamento homeopático. SUCUSSIONAR é agitar a solução por 100 vezes, com movimentos ritmados, usando um anteparo rígido.