A erva pode ajudar com distúrbios diversos também dos aparelhos respiratórios reduzindo crises de asma e amenizando sintomas em episódios de pneumonia. O alcaçuz também serve como: Anti inflamatório: Rico em flavonoides, a raiz de alcaçuz contribui para uma melhor recuperação de doenças inflamatórias.
A melhor maneira de consumir o alcaçuz é na forma de chá. Uma boa maneira de preparar o chá é misturar duas colheres de sopa de raízes de alcaçuz para um litro e meio de água. Ferva essa água, desligue e acrescente a erva. Depois, abafe por dez minutos, coe e beba.
Tratamento de afecções gastrintestinais e respiratórias. Diluir 20 gotas em água e tomar em jejum. é recomendado também o uso juntamente com a tintura de anis estrelado para efeito detox e diminuir inchaço.
Enquanto no oleato (extrato oleoso) usamos um óleo vegetal, na tintura (extrato alcoólico) usamos o álcool de cereais....Tintura de ervas: o que é e como fazer?
As tinturas devem ser tomadas oralmente sempre que existirem sintomas ou sempre que necessário. As doses recomendadas dependem da tintura e da erva utilizada, sendo normalmente indicada a toma de algumas gotas ou 1 colher de chá da tintura (5 ml) diluída em um copo de água, 2 a 3 vezes por dia.
Propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas. Tomar 30 gotas 2 vezes ao dia, diluído em água.
- Amasse as folhas picadas levemente, com a ajuda de um pilão. Separe. - Aqueça a quantidade de uma xícara (chá) de água, sem deixar ferver. - Por fim, coloque a erva-cidreira na ágata com a água aquecida e deixe por 10 minutos em infusão.
Os métodos de extração de material vegetal